Prefeitura do Jaboatão promove XII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quinta-feira (1º), a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, acontece nos dias 1 e 2 de agosto, das 8h às 17h, no auditório do Centro Universitário dos Guararapes, no bairro de Piedade. A conferência tem por atribuição avaliar a política de assistência social e definir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Participam do evento 200 delegados eleitos no Seminário de Assistência Social, que se dividem em representantes de usuários, de trabalhadores do Suas, do governo e de entidades que representam a sociedade, além de convidados.

O objetivo da conferência é analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecer a corresponsabilidade de cada ente federado e eleger delegados para Conferência Regional de Assistência Social da Região Metropolitana, que será realizada nos próximos dias 22 e 23 de agosto. Os eixos temáticos abordarão, entre outros temas, discussões relativas à assistência social como direito do povo, financiamento público e participação social.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mariana Inojosa, destacou o papel do município na realização da conferência. “É um momento de discussão que conta com a participação de todos os segmentos, seja de sociedade civil, usuários, representantes do governo, para que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes consiga implementar esta política e que possibilite a visibilidade que ela precisa ter no contexto social, enquanto política pública de garantia de direitos. A participação dos trabalhadores do Suas nesse espaço democrático de discussão e avaliação da assistência social é fundamental porque eles estão lidando diretamente com a população e sabem quais são as demandas e as necessidades da garantia de direito para este público”, afirmou.