Prefeitura do Jaboatão realiza ação de conscientização sobre descarte correto de lixo e premia aluno da rede municipal

“Pensar no futuro do planeta é agir no hoje. Se não cuidarmos bem da Terra, não estaríamos cuidando de nós mesmo. Afinal, o que seríamos de nós sem ela?”. São com essas palavras e esses questionamentos que Luiz Gabriel, aluno do 8º ano da Escola Municipal José Carneiro, repassa os ensinamentos conquistados em sala de aula ao longo dos últimos dois meses. Luiz é o vencedor de um concurso promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e da União de Moradores de Santo Aleixo.

De acordo com a superintendente de Meio Ambiente, Edilene Rodrigues, a ação foi realizada após a própria população perceber um problema cultural de falta de educação ambiental. “A própria associação nos informou que, há cerca de 50 anos, existe um problema de descarte incorreto realizado pelos próprios moradores. Embora a prefeitura trabalhe constantemente realizando limpeza nas ruas e canais, a situação acarreta em alagamentos calamitosos na localidade durante o inverno”, explicou a gestora.

O professor Ramos, coordenador da União de Moradores de Santo Aleixo e mediador do projeto, confirmou o problema. “Não é falta de manutenção. A prefeitura vem desempenhando seu papel constantemente, mas infelizmente temos um problema sério de falta de educação ambiental, por isso entramos em contato com a atual gestão para que eles nos dessem esse apoio no sentido de conscientização da população”, afirmou.

Ao longo de dois meses, agentes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente realizaram um trabalho intenso com 900 alunos da rede municipal. A partir do problema, foi criado um concurso entre estudantes do Ensino Fundamental 2 para a concepção de um panfleto de conscientização. Na tarde desta segunda-feira (25), todos os alunos da turma de Luiz Gabriel percorreram a comunidade entregando o panfleto vencedor e levando aos moradores da localidade a importância de manter ruas, canais e rios livres de lixo. Ao final do dia, Luiz Gabriel recebeu um prêmio de reconhecimento pelo trabalho realizado.