Prefeitura do Jaboatão realiza mutirão de ações integradas em Jardim Muribeca I

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta sexta-feira (4), na Unidade de Saúde da Família (USF) de Jardim Muribeca I, a mais um mutirão de ações integradas nas áreas de Ação Social e Saúde. Na ocasião, foram oferecidos à população diversos serviços gratuitos, como exames de mamografia; aferição de pressão arterial; coleta de sangue; testes de glicemia; vacinação; emissão de segunda de certidões de nascimento, casamento e óbito; solicitação de primeira e segunda via do CPF, entre outros. A expectativa é de que cerca de mil pessoas compareçam ao mutirão, que teve início às 8h e segue até às 17h.

A dona de casa Socorro da Conceição, de 64 anos, reconheceu a importância do projeto. “É a segunda vez em três meses que esse mutirão é realizado em nosso bairro, e, apesar de frequentar médicos cotidianamente, sempre compareço para fazer um check-up”, disse, ao acrescentar que, por ser diabética e hipertensa, precisa acompanhar suas taxas constantemente. “Os aparelhos para aferir a glicose e a pressão custam muito caro. Eu me cuido, sempre vou às consultas, mas em eventos como este a pessoa pode resolver muitos problemas pendentes sem perder muito tempo marcando várias consultas”.

De acordo com o secretário especial de Regionalização da Gestão e Projetos Especiais do Jaboatão dos Guararapes, Alex Gomes, a oferta de serviços integrados à população por meio de mutirões reafirma o compromisso da atual gestão de procurar entender as prioridades de cada comunidade do município e realizar ações direcionadas.

“Estamos reunindo diversas secretarias com o objetivo de prestar à população das sete regionais do nosso município os melhores serviços que pudermos, a fim de facilitar a vida das pessoas. Sabemos das dificuldades da nossa cidade e que o caminho é longo, mas muito nos alegra em ouvir das pessoas que elas percebem que a mudança que tanto queremos e precisamos no nosso município já começou”, disse Gomes.

Além dos serviços citados, a população conta, ainda, com o atendimento de um posto móvel da Agência do Trabalhador, que realiza agendamento para emissão de carteiras de trabalho e fornece orientações sobre o Seguro Desemprego. O mutirão oferece, também, informações sobre o Centro de Referência da Mulher Maristela Just, serviço de mediação de conflitos, orientação sobre ações realizadas pelos conselhos tutelares do município.

Cavaleiro – Amanhã (5) é a vez na população do bairro de Cavaleiro ter acesso ao mutirão de serviços oferecidos pelo Programa Mais Jaboatão. A ação será realizada na Escola Municipal Murilo Braga, das 8h às 12h. A expectativa é de que cerca de 1,5 mil pessoas compareçam ao mutirão.