Foto: Chico Bezerra/PJG

Prefeitura do Jaboatão realiza replantio de vegetação nativa em praias do município

Funcionários da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag) do Jaboatão dos Guararapes iniciaram um projeto de reintrodução de vegetação nativa nas dunas e praias do município. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, é pioneira no país, e tem como objetivo manter a qualidade dos ecossistemas costeiros. De acordo com a superintendente da Semag, Edilene Rodrigues, o replantio será realizado nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

Segundo a gestora, as ipomeas — espécie que se prolifera em terreno arenoso — são fixadoras de dunas e evitam que a areia da praia vá para o asfalto. “Naturalmente, o vento varre a areia das praias para o calçadão. Por lei, essa areia não pode ser retirada do asfalto e devolvida à faixa da praia. Essa vegetação, entre outras funções, é importante para a proteção da orla em caso de ressaca. Além disso, animais como tartarugas ou aves utilizam essa vegetação para reprodução, alimentação e pouso”, explica Edilene.

“Foram identificadas espécies como mangue de botão, mangue branco, mangue preto e mangue vermelho que são suscetíveis nesse ecossistema e que serão usadas para o replantio”, adianta Rodrigues. “No caso das praias, foram plantadas cerca de 300 mudas de vegetação que estão sendo constantemente monitoradas, para avaliarmos se a técnica é passível de ser implementada em todo o litoral”, pontua. A ação, de fundamental importância para a total recuperação do bioma, também será aplicada às margens do Rio Jaboatão.

Veja também

Procon Jaboatão promove ação itinerante na semana do Dia Mundial do Consumidor

Para fechar as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), …