Prefeitura do Jaboatão realiza Semana Municipal da Capoeira, a partir desta terça

A partir desta terça-feira (7), a Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, promove a Semana Municipal da Capoeira, que se estende até a próxima sexta (10). O objetivo do evento é apresentar a capoeira e como ela pode contribuir para fortalecer a autoestima de quem pratica, mostrar a perspectiva do domínio de uma arte ligada à cultura africana e a valorização da comunidade nacional e internacional.

Ao longo da semana, serão realizadas várias apresentações culturais, palestras e visitas às unidades de ensino, com o apoio do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial e instituições voltadas à prática da capoeira como associações desportivas, centros culturais e de artes marciais, a Federação Pernambucana de Capoeira e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A programação, definida entre a Prefeitura e os parceiros do projeto, iniciou com uma roda de capoeira com alunos da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio (EREM) Frei Jaboatão, no bairro de Vista Alegre. Alunos da rede conheceram a história da capoeira e praticaram um pouco da modalidade.

Na quarta-feira (8), a ocupação Selma Bandeira, em Dom Helder, será um local para roda diálogo sobre a história da capoeira e seus benefícios para quem pratica a modalidade, além de fortalecer os vínculos sociais. Na próxima quinta-feira (9), o canal do YouTube da UFPE será um ponto de encontro online, onde acontece uma palestra didática sobre planos de aula no ensino da capoeira.

Próxima sexta-feira (10), último dia da programação, o EREM Simon Bolívar, no bairro do Curado II, acontecerá uma roda de diálogo sobre capoeira e a educação, para apresentar aos alunos os benefícios da modalidade no desempenho escolar e social. Na parte da tarde, a orla de Candeias, em frente ao mercado do peixe, terá uma roda de capoeira inclusiva. O objetivo dessa ação, é mostrar que a capoeira pode ser praticada por todos e sem preconceito.