Prefeitura do Jaboatão requalifica Centro de Vigilância Ambiental e implanta Unidades Epidemiológicas de Isolamento

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresentou, na manhã desta quarta-feira (5), o novo prédio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA). O equipamento, responsável por atuar na observação, prevenção e controle de zoonoses, foi totalmente reformado e readequado para garantir a implantação de Unidades Epidemiológicas de Isolamento. As áreas, separadas sanitariamente e preparadas para acolher animais de grande porte, são completamente gradeadas e reforçadas por telas de proteção, para evitar o acesso de insetos e propiciar o tratamento de forma individualizada, evitando o risco de contaminação.

Jaboatão é o primeiro município do estado a contar com um CVA equipado com área isolada para análise de zoonoses. O objetivo da adaptação é prevenir as doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem, como mormo e leishmaniose. Os animais que são acolhidos no local e tratados, quando apresentam resultado negativo para as doenças citadas, são encaminhados para baias coletivas e rotineiramente avaliados por veterinários da prefeitura.

“Essas unidades epidemiológicas são únicas no estado e permitem que os animais entrem e permaneçam isolados durante o período de avaliação de uma zoonose chamada de mormo. Então, numa interdição pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagro), apenas aquela baia será interditada, sem que precise isolar todo o curral, prejudicando a apreensão do animal”, explicou a veterinária do CVA, Keila Torreão.