Prefeitura do Jaboatão sedia curso para Defesa Civil sobre Gerenciamento em desastres

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes sediou, nesta quarta-feira (15), o curso de Gerenciamento em Desastres na Região Metropolitana do Recife (RMR) para servidores da Defesa Civil. A capacitação envolveu, além de servidores do Jaboatão, coordenadores, gerentes e chefes de núcleos dos municípios de Olinda, Abreu e Lima, Itapissuma e Cabo de Santo Agostinho. O objetivo foi aprimorar o nível técnico de atuação e integração das defesas civis para que as equipes possam agir da melhor maneira possível nos casos de grandes emergências.

A solicitação do curso foi feita pela Defesa Civil do Jaboatão junto à Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, por conta das ocorrências de chuvas registradas, no município, no ano passado. A capacitação foi realizada no Complexo Administrativo da prefeitura.

O prefeito Mano Medeiros disse que a gestão tem se esforçado em  buscar mais recursos públicos, junto aos governos estadual e federal, para investir ainda mais em planejamento e execução de ações preventivas antes do período das chuvas. “Essa capacitação de hoje é mais uma ferramenta que estamos lançando para reforçar o trabalho tão eficiente e incansável da Defesa Civil do nosso município. Nossas equipes vêm monitorando sistematicamente as áreas de risco e orientando a população em relação aos desastres”, ressaltou o gestor.

Na primeira parte do curso, os participantes se debruçaram sobre questões teóricas a respeito de ocorrência de desastres, postos de comando para atuar em incidentes e ferramentas utilizadas para gerir os sinistros. Na segunda e última etapa da capacitação, foi feito um exercício prático  com os participantes para que eles apontassem soluções diante de uma determinada situação de desastre.

Uma das participantes do curso, a técnica de Edificações da Regional 2 do Jaboatão, Treyce Correia aprovou a ação promovida pela prefeitura. “Adorei o curso, principalmente a dinâmica de planejamento. Muito útil pra gente”, elogiou Treyce.

Diante das respostas, o coordenador do curso, o gerente da Escola de Defesa Civil do Estado, Major BM Roberto Menezes, fez suas observações e apontou a melhor forma de atuar em desastres. “Durante essa capacitação destacamos a importância da montagem do posto de comando de operação, a segurança das equipes no local, atribuições de cada secretaria municipal com base no plano de contingência, assim como o uso coerente de todos os meios para resolver o desastre”, destacou o coordenador.

No dia 5 de abril, a Defesa Civil do Jaboatão irá sediar mais um curso de Gerenciamento em desastres, com a participação de outros municípios da RMR.