Prefeitura intensifica ações de conscientização ambiental nos mercados públicos do Jaboatão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Locais de grande circulação de pessoas, mercados públicos do Jaboatão dos Guararapes estão sendo visitados por equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que irão promover, ao longo da semana, ações de conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico e resíduos sólidos. Acompanhados por um trio de forró pé-de-serra e uma orquestra de frevo, os multiplicadores de informação abordam consumidores e comerciantes para distribuir panfletos digitais que podem ser acessados via QR-Code, com dados sobre horários e o funcionamento do sistema de coleta seletiva. Além disso, estão sendo instaladas unidades de compactação de resíduos nos equipamentos.

A coleta seletiva é o mais adequado serviço ecológico para o descarte de lixo. Associado ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva evita a poluição do solo e das águas. O foco do processo consiste na separação de todos os resíduos, utilizando-os na reciclagem. A população pode colaborar com a separação dos materiais, bem como mudando hábitos de consumo, reduzindo assim a proliferação de lixo e reutilizando materiais, como sacolas de supermercado, potes de vidro e plástico, itens que podem ser reciclados por meio de processos artesanais ou industriais.

Permissionário no Mercado das Mangueiras, em Prazeres, o comerciante popularmente conhecido como Paulo do Peixe acompanhou a ação e explicou que conta, em seu box, com duas lixeiras – uma para o lixo orgânico e outra destinada a materiais que podem ser reciclados. “É uma boa iniciativa, sem dúvidas. Se cada um fizer a sua parte, além de o espaço ficar mais limpo, acredito que a gente vai estar ajudando outras pessoas que vão ter renda a partir do que pode ser reciclado”, disse o comerciante.