Foto: Chico Bezerra/PJG

Prefeitura promove 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes

Começa nesta terça-feira (16), no Cine Teatro Samuel Campelo, a 1ª Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes. O evento, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Setcel), irá funcionar como um panorama da produção da cultura local e, ao mesmo tempo, como ferramenta de visibilidade aos artistas e às ações culturais da cidade.

Com entrada gratuita, a abertura do evento está programada para as 16h, com exibição da peça infantil “A Bicharada”, do diretor Carlos Mallcom. Às 19h30, será exibida a premiada montagem “Um Minuto Para Dizer Que Te Amo”. Do diretor Rudimar Constâncio, a peça aborda de forma poética e contemporânea o Mal de Alzheimer.

No total, serão encenados 20 espetáculos de companhias de teatro do município e de outras cidades. Em seu primeiro ano, a Mostra Cultural do Jaboatão dos Guararapes rende homenagem ao ator e diretor José Pimentel e à atriz Cira Ramos, além da Associação de Teatro do Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com o secretário de Cultura do município, André Trajano, a mostra irá ocorrer de forma descentralizada. “A descentralização é uma maneira que encontramos para dar oportunidade às pessoas de verem uma ação artística no bairro onde moram e ao mesmo tempo divulgar as produções locais. A ideia é democratizar os espaços públicos de cultura, além de possibilitar o acesso a eventos culturais de forma gratuita, contribuindo para a inclusão social”, explicou o gestor.

Teatro em pauta

Além das apresentações, o Sesc promove, nos dias 18 e 19 de outubro, a oficina “Teatro Como Jogo”, ministrada por Ariele Mendes. O encontro será realizado no Espaço Cultural Ariano Suassuna. No dia 20 de outubro, às 10h, a Casa da Cultura Nobre de Lacerda sedia a mesa redonda “Teatro, o Empreendedorismo e Sustentabilidade Cultural”.

Confira a programação completa:

16/10 (Terça-feira)
16h – “A Bicharada”
Local: Cine Teatro Samuel Campelo

19h30 – “Um Minuto Para Dizer Que Te Amo”

17/10 (Quarta-feira)
15h – “Peter Pan”
Local: Cine Teatro Samuel Campelo

19h30 – “Congresso do Kaos”
Local: Casa da Cultura Nobre de Lacerda

18/10 (Quinta-feira)
15h – “Assim Me Contaram, Assim Vou Contar”