Foto: Matheus Britto/PJG

Primeiro dia de horário noturno movimentado nas UBS

O primeiro dia de atendimento nas unidades de saúde no horário das 16h às 20h, nesta quarta-feira (2) em Jaboatão dos Guararapes, foi de muito movimento nas UBS Galba Matos, em Candeias, e UBS Mário Santiago, em Sucupira. Objetivo do horário estendido é justamente garantir o serviço aos usuários do SUS que têm dificuldade para cuidar da saúde durante o dia. Nesta quinta-feira, o atendimento será nas UBS Marcos Freire, no Habitacional Marcos Freire, e Odorico Melo, em Muribeca.

Iara Conceição da Silva trabalha das 8h às 16h30 como doméstica, é mãe de quatro filhos e aproveitou o horário alternativo para ir à UBS Galba Matos. Às vezes tenho que pedir a minha patroa para largar mais cedo para trazer os meninos e também para me consultar. Mas agora com esse atendimento toda quarta-feira melhorou a minha situação. Não vou ter que perder meu trabalho e vou cuidar da saúde”, ressaltou.

A aposentada Maria da Conceição Santos disse que, à tarde, levou uma amiga para unidade saúde porque ela precisava de ajuda. À noite foi sua vez de se consultar. “Esse horário da noite é excelente e o fui muito bem atendida. Todos foram muito atenciosos. Fiz consultas de ortopedia, reumatologia e oftalmologia, e já saí com tudo marcado. As pessoas precisam muito de um serviço como esse”, disse a aposentada.

A secretária de Saúde, Zelma Pessôa, enfatizou a importância de contemplar uma parcelada população que passa o dia trabalhando e tem restrições para comparecer às unidades de saúde no horário normal das 7h às 16h. Fizemos um cronograma para atender a todas regionais de Jaboatão, de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h. Nas UBS, inclusive, moradores de outros bairros também têm acesso aos atendimentos, nesse horário noturno”, contou a secretária.

Além das consultas e marcação de exames, são realizadas palestras nas unidades de saúde, com orientações e informações sobre prevenção a doenças. Neste mês o tema escolhido é o combate ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa.

Veja também

Novos conselheiros tutelares são eleitos no Jaboatão

Os 35 novos integrantes e os 35 suplentes do Conselho Tutelar do Jaboatão dos Guararapes …