Primeiro dia do Jaboatão Negocia atrai muitos consumidores

Até a próxima sexta-feira (4), o Procon de Jaboatão dos Guararapes estará realizando o mutirão Jaboatão Negocia, na Casa da Cultura, em Jaboatão Centro. Os consumidores que residem no município têm mais essa oportunidade de resolver suas pendências financeiras junto a lojas comerciais, instituições financeiras e bancárias, empresas de telefonia, prestadoras de água e energia elétrica, bem como débitos de IPTU, ISS e TLP. Jaboatão é o primeiro município do Grande Recife a realizar um mutirão que atende também os dois programas federais Renegocia e Desenrola Brasil.

Nesta quarta-feira (2), primeiro dia de atendimento do mutirão, vários consumidores compareceram ao local para esclarecer dúvidas e resolver pendências financeiras. Foi o caso da assistente administrativa Rúbia Giane, que passava pelo centro comercial de Jaboatão Centro e aproveitou para saber se tinha alguma dívida pendente. “Verifiquei aqui no mutirão que tenho um débito com uma loja. A atendente do Procon me orientou muito bem e agora vou receber o boleto, por e-mail, e pagar a dívida. Achei ótimo, pois ficarei com o meu nome limpo no SPC\Serasa”, disse Rúbia.

O Jaboatão Negocia continuará realizando atendimento ao público nesta quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, na Casa da Cultura. De acordo com o superintendente do Procon Jaboatão, Orzil Borges, o mutirão tem outro diferencial. “Além de renegociar débitos, os consumidores recebem orientações de como reorganizar a vida financeira. Uma dica importante é não comprometer mais do que 30% da sua renda mensal com dívidas e também comprar somente produtos que sejam extremamente necessários, com parcelas que não prejudiquem o orçamento doméstico”, ressalta Borges.

O plano Desenrola Brasil tem como objetivo auxiliar os consumidores a quitarem suas dívidas junto a instituições bancárias. A negociação é válida para pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil e cujas dívidas foram inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022. Já o programa Renegocia abrange os demais tipos de endividamento, tais como empresas de telefonia, água, energia elétrica, estabelecimentos comerciais, entre outros.

Este é o segundo mutirão do Procon Jaboatão realizado neste ano e conta, mais uma vez, com diversos fornecedores e instituições, como a Secretaria da Fazenda Municipal, Procuradoria Geral do Município, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), instituições bancárias físicas e virtuais, empresas de telefonia, Grupo Neoenergia e Compesa. Até a próxima sexta, os jaboatonenses poderão submeter débitos vencidos e/ou vincendos, inclusive os decorrentes de cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, prestação de serviços e aquisição de produtos, independentemente do montante.