Procissão da Bandeira leva centenas de fieis às ruas do Jaboatão e marca início da 362ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Centenas de fieis acompanharam, na tarde deste Domingo de Páscoa (21), no Jaboatão dos Guararapes, a tradicional Procissão da Bandeira, ato que marca o início dos cortejos em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres. A caminhada partiu da matriz de Nossa Senhora do Rosário e retornou ao Santuário, localizado no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, onde, ao longo dos próximos nove dias, serão realizados diversos atos religiosos, como celebrações eucarísticas, missas campais e apresentações musicais do frei Rosivaldo e dos padres Damião Silva e João Carlos, entre outros. O ciclo de atividades integra a grade da programação da 362ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, um dos mais tradicionais e importantes eventos do calendário religioso de Pernambuco.

A famosa manifestação cultural comemora o término da Batalha dos Guararapes, quando, de acordo com a tradição, Nossa Senhora dos Prazeres teria aparecido milagrosamente diante dos soldados brasileiros e fortalecido as tropas contra a invasão dos holandeses. Em ato de agradecimento, o comandante Francisco de Menezes mandou edificar uma capela-mor e requisitou que, desde então, fosse realizado, anualmente, um grande festejo, com muita pompa, em homenagem à Virgem. A partir daí, os monges passaram a organizar a festa, reconhecida nacionalmente.

De hoje até a segunda-feira (29), a expectativa é de que mais de 300 mil pessoas participem das programações religiosas e artísticas do evento, popularmente conhecido como Festa da Pitomba. Este ano, a partir da próxima quinta-feira (25), mais de 30 artistas se revezarão nos polos religiosos, artísticos e culturais. Entre as atrações, estão os cantores Elba Ramalho, Pablo, Michele Melo, Silvério Pessoa, Petrúcio Amorim e Nádia Maia. Integram a grade, ainda, bandas como Torpedo, Sedutora, Kitara e Patusco, além dos MC’s Troinha, Japão, Tocha, Roginho e Vitinho Polêmico. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes (jaboatao.pe.gov.br).

SEGURANÇA
Diversas secretarias municipais estarão atuando, conjuntamente, para garantir a tranquilidade da festa, com foco nas áreas de mobilidade, acessibilidade, segurança e saúde. Mais de 1.800 profissionais, entre seguranças particulares, guardas municipais, agentes de trânsito, bombeiros, policiais civis e militares, amparados por bases móveis de videomonitoramento, viaturas e uma delegacia itinerante, estarão de prontidão durante os nove dias do evento. Sessenta servidores da Secretaria Municipal da Saúde irão garantir o suporte ao público, que contará, ainda, com o apoio de um posto médico e três ambulâncias.