Procon Jaboatão fecha 60 estabelecimentos por descumprir decreto de isolamento social

Um total de 60 estabelecimentos comerciais não essenciais foram fechados pelo Procon do Jaboatão dos Guararapes desde o início do isolamento social até a tarde desta sexta-feira (8). De acordo com o órgão público, as lojas estavam descumprindo normas dos decretos municipal e estadual. Apenas hoje, em uma força tarefa montada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o Procon fechou 20 estabelecimentos, entre eles, lojas de roupas e de utilidades domésticas.

Segundo a autarquia, depois de receber diversas denúncias, as equipes estiveram entre os bairros de Prazeres e Cajueiro Seco, onde verificaram o funcionamento irregular de lojas como a Narciso, Tropical e Armarinho Central. Todas foram fechadas e estão sujeitas a pagar uma multa que pode chegar a até R$ 9 milhões.

“O isolamento social é uma medida para conter o avanço da Covid-19. Estamos falando de um caso de saúde pública e qualquer estabelecimento que descumprir essas medidas está cometendo um crime. A população pode denunciar esse tipo de irregularidade entrando em contato pelo número de telefone: (81) 97323-7953. Mediante denúncias, equipes são direcionadas para realizar vistorias nesses locais e tomar as providências necessárias”, informou Erik Gondim, coordenador de Fiscalização do Procon Jaboatão.

AUMENTO NO PREÇO DA CESTA BÁSICA
Nesta sexta-feira (8), o Procon do Jaboatão dos Guararapes ainda divulgou dados da pesquisa sobre a cesta básica do mês de abril. Neste período, o valor apresentou elevação de 19,48%, passando a custar R$ 242,32. O órgão destacou aumento no valor de itens como a cebola (84%), água sanitária (69%), tomate (60%), laranja (56%) e macarrão do tipo espaguete (49%).