Os 94 profissionais que foram contratados para compor os quadros da Secretaria Especial de Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes participaram, nesta sexta-feira (14), do treinamento em campo, em áreas consideradas de risco. O grupo esteve no bairro de Sucupira, observando os locais que já estão identificados e que necessitam de maior atenção. O treino também tem por objetivo preparar os profissionais para ações preventivas e situações de emergência, como resgate e apoio às vítimas.
No início do ano, o prefeito Mano Medeiros tomou a decisão de criar a Secretaria específica para a Defesa Civil e, para isso, seria necessário reforçar a equipe. Os profissionais foram aprovados em processo de seleção simplificada para contrato temporário para as funções de auxiliar operacional, encarregado operacional, motorista, assistente administrativo, engenheiro civil, geógrafo, técnico em engenharia e técnico social.
Na última quarta-feira, os 94 recém-contratados assumiram os cargos, em solenidade realizada no auditório da UniFG, onde também receberam as primeiras orientações. O especialista em emergências e desastres Caio Hercílio repassou conceitos sobre ameaças, vulnerabilidade e risco, explanou a respeito das diversas atuações da Defesa Civil e da necessidade do compartilhamento de informações, planejamento e conhecimento que a função exige.
MUNICÍPIOS
Nesta sexta-feira, também aconteceu a segunda etapa do Curso de Gerenciamento de Desastres para capacitação dos agentes da Defesa Civil do Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Ipojuca. O encontro aconteceu no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão e contou com a participação de representantes da Defesa Civil do Estado.