Profissionais da Defesa Civil do Jaboatão passam por treinamento

Os 94 profissionais que foram contratados para compor os quadros da Secretaria Especial de Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes participaram, nesta sexta-feira (14), do treinamento em campo, em áreas consideradas de risco. O grupo esteve no bairro de Sucupira, observando os locais que já estão identificados e que necessitam de maior atenção. O treino também tem por objetivo preparar os profissionais para ações preventivas e situações de emergência, como resgate e apoio às vítimas.
No início do ano, o prefeito Mano Medeiros tomou a decisão de criar a Secretaria específica para a Defesa Civil e, para isso, seria necessário reforçar a equipe. Os profissionais foram aprovados em processo de seleção simplificada para contrato temporário para as funções de auxiliar operacional, encarregado operacional, motorista, assistente administrativo, engenheiro civil, geógrafo, técnico em engenharia e técnico social.
Na última quarta-feira, os 94 recém-contratados assumiram os cargos, em solenidade realizada no auditório da UniFG, onde também receberam as primeiras orientações. O especialista em emergências e desastres Caio Hercílio repassou conceitos sobre ameaças, vulnerabilidade e risco, explanou a respeito das diversas atuações da Defesa Civil e da necessidade do compartilhamento de informações, planejamento e conhecimento que a função exige.

MUNICÍPIOS
Nesta sexta-feira, também aconteceu a segunda etapa do Curso de Gerenciamento de Desastres para capacitação dos agentes da Defesa Civil do Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima e Ipojuca. O encontro aconteceu no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão e contou com a participação de representantes da Defesa Civil do Estado.