Projeto arquitetônico da Fazenda da Esperança é apresentado em Jaboatão

Foi apresentado, nesta quarta-feira (14), durante evento em Muribequinha, o projeto arquitetônico da Fazenda da Esperança, em construção no município do Jaboatão dos Guararapes. A comunidade terapêutica vai ocupar uma área de 30 hectares e terá o objetivo de tratar e recuperar dependentes químicos com base no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade. Participaram do ato o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e o prefeito Anderson Ferreira (PR), além de representantes da sociedade civil.

Quando ficar pronta, a Fazenda da Esperança abrigará jovens do sexo masculino, que viverão na própria comunidade terapêutica, participando de atividades de recuperação, autoestima e sustento. Serão construídas três casas para abrigar 36 recuperandos, refeitório, quadra esportiva e área de lazer. A internação será voluntária, com duração de 12 meses.

Anderson Ferreira ressaltou que esse “é o início de uma grande obra social, que vai trazer de volta a reestruturação das famílias que hoje sofrem com um problema tão grave, que é a dependência química”. O prefeito assegurou que a parceria da gestão municipal será ampliada, “porque se trata de um compromisso social que defendo e realizo ao longo da minha vida”.

“As igrejas cristãs fazem um belo trabalho a custo zero. Precisamos andar de mãos dadas para enfrentar um problema que causa tanta dor e violência. Farei o que for possível para contribuir e fazer que a Fazenda da Esperança de Jaboatão seja uma referência para o Brasil. Essa unidade está no nosso município, mas contempla Pernambuco e beneficia toda a sociedade”, afirmou o prefeito.

Dom Fernando Saburido fez um apelo para que mais doações sejam feitas pela sociedade, a fim de acelerar a obra e inaugurá-la o mais breve possível. O projeto está orçado em R$ 4 milhões. “Quero sensibilizar as pessoas para façam mais doações. Nosso desejo é fazer logo duas casas e o refeitório para poderemos começar esse trabalho”, destacou o arcebispo, ao lembrar que, atualmente, há mais de 100 Fazendas da Esperança no Brasil e em outros 15 países.