A Controladoria Geral do município, Ouvidoria e a Secretaria Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes estão realizando, neste mês de setembro, o projeto Escola Cidadã com o objetivo de estimular a participação da comunidade escolar em ações de escuta cidadã, fortalecer a transparência e melhorar a prestação dos serviços públicos municipais. O projeto é direcionado aos estudantes da rede municipal de ensino do 6º ao 9º ano, integrantes dos grêmios estudantis e representantes de sala. Nas palestras, se busca reforçar a importância da participação dessas lideranças nas ações cidadãs enquanto comunidade escolar.
Para a secretária de Educação, Ivaneide Dantas, a parceria com a Controladoria Geral do município busca fortalecer o protagonismo dos grêmios estudantis, reforçando o papel dos estudantes no exercício da cidadania. “É importante que os estudantes conheçam os mecanismos corretos de diálogo e controle, como a Ouvidoria e o Portal da Transparência, entendendo seus direitos e deveres como cidadãos jaboatonenses”, destacou.
A primeira-dama do município, Andrea Ventura, esteve presente na ação realizada na Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, em Cajueiro Seco, e falou sobre a importância de incluir e estimular a juventude a debater questões que envolvem a comunidade. “O projeto vem reforçar as diversas ações de estímulo à participação social desenvolvidas pela gestão municipal. É importante estreitar o diálogo com a comunidade escolar, ouvir as necessidades e construir soluções coletivas para garantir a transparência e efetiva prestação do serviço público”, afirmou.
O projeto Escola Cidadã teve início em março de 2020, porém precisou ser interrompido em virtude da pandemia do novo coronavírus. Em 2022, seis escolas são contempladas com oficinas ideativas utilizando a metodologia do design thinking, abordando temas como participação social, pequenas corrupções, direitos e deveres dos cidadãos e o papel da Ouvidoria como órgão interlocutor entre a população e a gestão municipal.
Os estudantes são estimulados a criar soluções inovadoras para garantir ou melhorar a prestação dos serviços públicos municipais, além de fortalecer a transparência pública e o controle social