Recém-nascido recebe título de Bebê Prefeito em Jaboatão

A entrega da chave da cidade ao recém-nascido Cauã Aguiar do Nascimento, nesta segunda-feira (23), marcou o início da Semana do Bebê no Jaboatão dos Guararapes. Ele recebeu o título de Bebê Prefeito das mãos do prefeito Anderson Ferreira, ainda na maternidade do Hospital Memorial Guararapes. A escolha de Cauã ocorreu por ele ter sido a primeira criança nascida no município durante a Semana do Bebê. O parto ocorreu às 2h54. Até a próxima sexta-feira (27), serão realizadas várias ações e atividades educativas promovidas pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou que a primeira infância, que vai de zero a seis anos de idade, é uma fase que precisa de atenção e cuidado especiais. “É direito de todas as crianças terem acesso a serviços de qualidade nas mais diversas áreas, mas, principalmente, na saúde, educação e assistência social. Precisamos cuidar de nossas crianças, pois são elas que, daqui a 20 anos, estarão na liderança de nossa cidade”, disse.

Anderson lembrou ainda, que a atual gestão, iniciada em janeiro, encontrou apenas quatro creches em funcionamento, um quadro caótico e incompatível com uma cidade que ocupa o posto de segundo maior município de Pernambuco. Em menos de 11 meses, a atual gestão dobrou o número de unidades, e a meta, segundo o prefeito, é inaugurar outras 19 creches até o fim de 2018.

“Infelizmente, recebemos das mãos dos governos passados uma herança muito ruim. Por exemplo, em nosso município, mais de 87% das crianças de zero a três anos estão fora da sala de aula. Mas esse quadro começou a mudar e a nossa meta é de que, até o fim do próximo ano, mais 19 creches sejam implantadas na cidade”, assinalou Anderson.

Mãe de Cauã, Vandergleice Niedja de Aguiar disse estar surpresa e orgulhosa com o título. “Durante toda a gestação, fui atendida pelo meu plano de saúde, mas não tive como fazer o parto pelo plano. Confesso que me sinto ainda mais segura agora, sabendo que existe esse cuidado e preocupação, por parte da prefeitura, com as crianças do município”, destacou.

A primeira palestra da programação, que aconteceu às 10h, no auditório da Faculdade Guararapes, no bairro de Piedade, promoveu um debate sobre desenvolvimento infantil na garantia dos direitos das crianças. Ao longo da semana, serão realizadas atividades educacionais não apenas no centro de ensino, mas, também, em Unidades de Saúde Família, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e associações de moradores.