Reunião marca início dos estudos da PPP da Saúde no Jaboatão

Os estudos para a implantação da Parceria Público-Privada (PPP) da Saúde, no município do Jaboatão dos Guararapes, tiveram início para que vire realidade ainda em 2022. Nesta sexta-feira (1), foi realizada reunião entre representantes da gestão municipal, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal e do Internation Finance Corporation (IFC), no auditório da Faculdade Tiradentes. O grupo também visitou unidades de saúde básicas para avaliar de que forma a parceria poderá garantir um serviço de melhor qualidade à população.

O prefeito Luiz Medeiros representou a prefeitura e ressaltou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Pelo BNDES, estiveram presentes o chefe do Departamento de Estruturação e Projetos, Ricardo Antônio Torres Rodrigues; a gerente Juliana Pessoa e o advogado Caio Ramos. Representaram o IFC o principal investiment officer, Bernardo Tavares de Almeida, e o investiment officer, Tomas Anker. Ka Almeida, diretora do PPI, falou em nome do Governo Federal.

Jaboatão é o primeiro município do País a iniciar a implantação da PPP da Saúde, visando a construção, recuperação e manutenção de 32 unidades de saúde básicas. O investimento será de R$ 750 milhões no período de 20 anos. O trabalho do BNDES e da IFC englobará a análise de todos os aspectos do projeto, incluindo técnico, financeiro, ambiental e social, regulatório e legal, assim como a realização de sondagem de mercado e apoio no processo de concorrência pública, até a conclusão do contrato de PPP com um parceiro privado.