Sábado foi dia de conscientização ambiental na praia de Piedade

O Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios foi marcado, neste sábado (17), por uma grande ação na praia de Piedade, organizada pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e com participação de voluntários do Crea-PE, Rotary Club do Jaboatão, grupos de escoteiros, estudantes da rede municipal, integrantes das cooperativas de coleta seletiva e servidores municipais. Durante toda a manhã, os grupos participaram de palestras e realizaram mutirão de recolhimento de lixo.

O prefeito Mano Medeiros participou da abertura da ação e ressaltou a importância de a sociedade estar consciente de que deve preservar o meio ambiente. Ele disse que a escolha do local tem um significado especial por ser um dos principais locais de desova de tartarugas marinhas do Estado. “Nossa gestão tem a preocupação de cuidar das praias e é necessário que este bem natural que temos seja respeitado hoje, para que possamos tê-lo no futuro. Isso vale para as praias, rios e meio ambiente como um todo”, observou.

Parceiro da Prefeitura do Jaboatão nesta iniciativa, o superintendente do Crea-PE, Nielson Christyiann, falou sobre a união de forças da sociedade nessa luta de preservação: “Esse evento é mais uma ação que a Prefeitura realiza, junto com o Crea, Rotary e todos esses voluntários porque é desejo de todos nós termos esse ambiente preservado. É uma satisfação participar desse movimento”. Mário de Oliveira, que comanda o Rotary do Jaboatão e presidente a Academia Pernambucana de Engenharia, destacou a importância de cuidar da natureza. “O Rotary se empenha em preservar e proteger o meio ambiente. Vamos continuar nos juntando em defesa dessa causa”, acrescentou.

Durante o evento, os estudantes participaram da palestra sobre vida marinha, especialmente quando o assunto é tartaruga e quais cuidados devem ser tomados para que os animais possam chegar até a praia para desovar e ter a garantia que seus filhotes nascerão em um lugar protegido. Outra palestra teve como tema a importância da reciclagem de materiais que poluem os mares, praias e rios.

Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para fazer o mutirão de limpeza na praia e distribuição de sacos de lixo entre comerciantes e banhistas. Tudo que foi recolhido passou por triagem e o que poderia ser reciclado foi entregue às cooperativas de coleta seletiva.

“Encontramos plástico, bituca de cigarro, garrafas pet, papelão, coisas que não deveriam estar na areia da praia. O povo tem de cuidar melhor do ambiente que usa para se divertir”, disse o estudante José Luiz.