Saúde do Jaboatão convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento médico

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta terça-feira (5), um alerta à população beneficiada pelo programa Bolsa Família, solicitando o comparecimento às Unidades de Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) do município, até o próximo dia 20 de junho, para acompanhamento médico das famílias. O público-alvo da ação são crianças menores de sete anos, gestantes e mulheres em idade fértil entre 14 e 44 anos. A atividade é realizada duas vezes ao ano e tem por finalidade monitorar condicionalidades de peso, altura e vacinação, além de conferir o andamento do pré-natal das gestantes cadastradas no programa.

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, a prefeitura disponibiliza gratuitamente toda a assistência às mulheres – incluindo o pré-natal para as gestantes – e realiza o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de sete anos e imunização atualizada. Ainda segundo o gestor, dentre as condicionalidades estabelecidas pelo Governo Federal para manutenção dos beneficiários no programa, está a medição de peso e altura de todos os membros da família.

“O Bolsa Família é um programa federal de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema, com a finalidade de promover acesso a direitos sociais básicos. Entretanto, é preciso que as famílias compareçam duas vezes ao ano às unidades de saúde do município para que nossas equipes possam aferir o peso e a altura de cada membro dessas famílias, além de checar o cartão de vacinação, e, caso haja gestante, conferir o andamento do pré-natal. São condicionantes estabelecidas pelo Governo Federal para que a transferência do auxílio financeiro continue a ser devidamente realizada”, informou Alberto.

Atualmente, Jaboatão dos Guararapes apresenta um total de 62.959 famílias beneficiárias pelo Bolsa Família. Destas, 45.354 são de responsabilidade de acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde.