Secretaria de Saúde do Jaboatão intensifica vacinação de idosos contra gripe influenza

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, na manhã desta segunda-feira (22), no Abrigo Cristo Redentor, em Cavaleiro, à nova fase do programa de imunização contra a gripe influenza. A recomendação é que todos com 60 anos ou mais sejam imunizados, uma vez que a vacina é considerada uma das mais eficazes medidas de prevenção contra a doença. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Além da dose contra a influenza, os idosos presentes puderam atualizar a caderneta de saúde com as vacinas contra tétano e hepatite.

A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe tem como público-alvo trabalhadores da saúde, povos indígenas, puérperas, idosos, professores, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

A gerente de Políticas Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Isabel Sobral, destacou a importância da campanha, realizada em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. “É preciso reforçar, para, justamente, evitar que grupos vulneráveis contraiam a doença. A probabilidade de que a pessoa não desenvolva a gripe após tomar a vacina é alta. É sempre bom lembrar que a vacina não causa gripe”, afirmou Isabel.

A idosa Maria de Lima Rodrigues, de 71 anos, moradora do Abrigo Cristo Redentor, foi vacinada contra a influenza. “Muito boa a iniciativa da prefeitura em disponibilizar uma equipe para nos vacinar aqui no abrigo. Não podemos deixar esta oportunidade passar. Sabemos que a gripe pode matar”, pontuou.