Seguro Desemprego

Seguro Desemprego

O seguro desemprego é um benefício de natureza temporária destinado a prestar assistência financeira ao trabalhador desempregado que foi dispensado sem justa causa, auxiliando o mesmo na busca de emprego com ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

Secretaria Responsável:
Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. 

Descrição:
O Trabalhador conta com o serviço de habilitação ao seguro desemprego, garantindo a assistência financeira temporária ao Trabalhador dispensado sem justa causa.

Requisitos|Documentos Necessários:

Documentos originais para requerer o seguro desemprego:
•Requerimento do Seguro-Desemprego (2 vias fornecidas pelo empregador nas situações de dispensa sem justa causa, devidamente preenchidas e assinadas);
•Documento de Identidade (RG ou Carteira de Trabalho modelo passaporte ou CNH ou Reservista ou Carteira de Identificação do Conselho de Classe ou Passaporte ou Protocolo do RG, acompanhado da Certidão de Nascimento ou Casamento);
•Comprovante PIS/PASEP ativo (Cartão ou Extrato Atualizado ou Cartão do Cidadão);
•CPF;
•Carteira de Trabalho-CTPS (Todas que possuir. Será verificada a sua validade durante o atendimento, sendo que o documento ilegível, com rasuras, falta ou troca de foto ou de páginas, contratos em aberto, divergência de dados, entre outras situações, necessitarão de regularização antes da recepção do requerimento);
•Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT, acompanhado do Termo de Quitação;
•Comprovante de Vínculo Empregatício (Extrato Comprobatório dos Depósitos do FGTS ou Comprovante de Saque do FGTS ou Certidão das Comissões de Conciliação Prévia/Núcleos Intersindicais ou Sentença/Certidão/Alvará Judicial ou Relatório da Fiscalização);
•Comprovante de Salário dos três meses anteriores ao mês da dispensa(Anotação em Carteira de Trabalho, devidamente atualizada. Somente se necessário será solicitado o contracheque).

TEMPO MÉDIO DE ATENDIMENTO:
O tempo médio estimado para atendimento ao trabalhador, dos serviços da agência é 20 minutos. 

Etapas do Serviço:

Durante o atendimento, auxiliamos o candidato na busca de emprego com ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional.

Etapas:

  • Apresentação da documentação no momento do atendimento;
  • O atendente realiza o cadastramento para habilitação ao benefício.

Horário de Atendimento: 
08:00 às 14:00

COMPROMISSOS E PADRÕES DE QUALIDADE DO ATENDIMENTO:
Reinserção do trabalhador, assumindo o compromisso de prestar atendimento com qualidade,  prioridade, excelência,  dedicação e respeito ao trabalhador. 

Telefones:

Posto Jaboatão Centro: 81 3482-0032 / 3481-1099 / 3481-5338
Posto Cavaleiro: 81 3455-9410
Posto Curado: 81 3255-1553
Posto Piedade: 81 3469-5476
Posto Guararapes: 81 3378-1783

Compromissos e padrões de qualidade do atendimento:
Nosso compromisso é inserir o maior número de cidadãos e cidadãs do município no mercado de trabalho, contribuindo para a diminuição do desemprego, acrescentando a esse objetivo,  a elevação do nível social e profissional , através das ações de qualificação.
Utilizamos como ferramenta a excelência no atendimento ao Trabalhador(a), buscando atende-lo(a), no menor tempo possível, sem perder a qualidade nas informações, priorizando a dedicação e o respeito a todos que buscam os serviços da Agência do Trabalhador. 
A SETQE espera assim contribuir com a construção de um sistema de trabalho que atenda melhor os seus usuários e com a construção de uma cidade melhor para todos os jaboatonenses.

Outras informações:
-Orientação profissional para os trabalhadores com psicólogos qualificados para a função;
-Ações para a Juventude: São realizadas palestras direcionadas para quem busca a primeira oportunidade no mundo do trabalho, com temas como: elaboração de currículos; como se comportar em uma entrevista de emprego, dentre outros.
-Também prestamos serviços ao empregador, contando com um auditório climatizado e com toda infraestrutura necessária para realização de processos seletivos;
OBS: Serviços que NÃO necessitam de agendamento: Qualificação-Profissional, Orientação-Profissional,
e Orientação de Carteira de Trabalho Digital.

Taxas: serviço gratuito.

Dúvidas

Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo

Solicitação de Serviços:
Para solicitação de serviços o usuário deverá entrar em contato com o Núcleo de Serviço ao Cidadão:
Site: https://servicos.jaboatao.pe.gov.br/
Por telefone ou presencialmente nas Regionais de Serviços.
Atendimento de segunda a sexta feira de 8h às 14h.

E-mails:
Posto Jaboatão Centro: supervisorcvagas.jaboatao@gmail.com

Posto Cavaleiro: postocavaleiros@gmail.com

Posto Curado: curadopostospvimosd@gmail.com

Posto Piedade: supervisoragencia@hotmail.com

Posto Guararapes: postoguarapesimosd@gmail.com

Endereços:

Posto Jaboatão Centro: Av. Barão de Lucena, 131

Posto Cavaleiro: Praça Severina Rita Coelho, nº 20

Posto Curado: Rua Dois, SN – Curado IV, Jaboatão dos Guararapes/PE

Posto Piedade: Av.Presidente Kennedy, nº 578

Posto Guararapes: Av. Barreto de Menezes, Prazeres -Mercado Das Mangueiras, 1º Pavimento.

Para Sugestões, reclamações, elogios e denúncias:
Entrar em contato com a Ouvidoria Geral:
Site: https://ouvidoria.jaboatao.pe.gov.br/
Aplicativo: eouve (android e IOS)
Telefone: (81) 3476-6066/ (81) 99422-5177
Atendimento de segunda a sexta feira de 8h às 14h.