Seminário realizado em Jaboatão destaca a importância da amamentação

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes realizou nesta sexta (18), na Faculdade CESPU, em Prazeres, o II Seminário Agosto Dourado, em alusão à importância da amamentação e os cuidados com o aleitamento materno. O evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, Raiane Ferreira, do diretor-geral da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco, Eduardo Bezerra e gestores da rede municipal de saúde.

“Amamentar não é tão somente alimentar seu filho, mas também fortalecer vínculos familiares e uma rede de proteção que se estenderá por toda a vida. Não existe momento de amor e doação maior do que o ato da amamentação”, explica a secretária municipal de saúde, Zelma Pessôa.

O diretor-geral da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco e biomédico sanitarista, Eduardo Bezerra, esclarece que “a amamentação é uma questão cultural e fundamental para o desenvolvimentos da criança e é um direito assegurado por lei. Mais do que isso, amamentar é a maior prova de amor que uma mãe pode dar ao seu filho”.

Segundo dados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, nos últimos anos, os índices de aleitamento materno no Brasil cresceram, principalmente na região Nordeste (51,8%), seguido pela região Norte (49.1%). Esse crescimento foi 15 vezes maior entre crianças menores de 4 meses e de 8,6 vezes entre crianças menores de 6 meses, em comparação aos números de 2006.