Sentimento de mudança marca abertura do ano letivo de 2017 em Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta sexta-feira (3), na presença de professores, gestores e alunos das 139 escolas do município, a cerimônia oficial de abertura do ano letivo de 2017, que tem início na próxima segunda-feira (6). Ao longo da solenidade, foram apresentados dados como o aumento de 24,5% no número de matrículas – a rede passa a contar com um total de 71.434 alunos; a entrega simbólica de kits escolares e fardamentos a dois estudantes; além de apresentações musicais e teatrais.

O ato, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude, contou com a presença do prefeito Anderson Ferreira (PR); do presidente da Câmara de Vereadores, Adeildo da Igreja (PSDB); da secretária-interina de Educação, Marielza Teixeira; do presidente do Sindicato dos Professores do Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), Ronildo Oliveira; e de Fátima Couto, representante do Conselho Municipal de Educação.

Coube à secretária Marielza Teixeira apresentar algumas das metas estabelecidas pela atual gestão, entre elas, oferecer melhores condições de ensino e programas e ações que permitam melhorar o nível de aprendizado dos estudantes.

“Temos uma gestão focada e empenhada em buscar resultados positivos na área da educação. E isso fica claro diante dos resultados que obtivemos em apenas 30 dias de governo. Saibam que seguiremos comprometidos, mas, também, que contamos com a parceria de vocês, professores e gestores, para, juntos, seguirmos mudando para melhor a educação do nosso município”, disse Marielza.

Em seguida, o prefeito Anderson Ferreira lembrou que todo desafio, em sua fase inicial, “nos deixa com frio na barriga”, um sentimento que, segundo ele, deve sempre ser encarado como incentivo para “mostrar serviço” e buscar resultados positivos. “Sabemos que temos pela frente um grande desafio no setor educacional, mas a certeza de que, juntos, podemos mudar o cenário da educação na nossa cidade, nos deixa cada dia mais motivados para seguirmos trabalhando em busca de resultados”, afirmou o gestor.

Anderson disse que vê o ensino como “uma excelente ferramenta, com infinito potencial de transformar vidas”, e, ao falar sobre a importância da valorização dos profissionais da área, o prefeito anunciou que se encontra em andamento um estudo que, em breve, irá possibilitar a convocação dos professores aprovados em concursos públicos e que, até então, não haviam sido convocados. “Sabemos que os professores não costumam ser valorizados pelo poder público, mas, agora, temos a oportunidade de unirmos forças e mudar essa história”, destacou.

Por fim, o gestor garantiu que irá, semanalmente, visitar as escolas do município, com o objetivo de ouvir as vozes do setor e discutir as prioridades de cada localidade junto à população. “Se engana quem pensa que vai me ver ficar trancado dentro de um gabinete, porque, o que eu quero mesmo, é poder ir às ruas trabalhar”, assinalou o prefeito. “Declaro aberto o ano letivo de 2017”, concluiu Anderson Ferreira.