Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Este tipo de cuidado é de acordo com a necessidade do paciente, e realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado com menos frequência, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já os casos de maior complexidade são acompanhados pelas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP), dos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa.

Requisitos/Documentos Necessários:
O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o usuário estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou Policlínica. Caso você precise deste serviço ou saiba de alguém que precise, faça contato com a Unidade mais próxima da sua casa ou com a Secretaria de Saúde. O SAD de Jaboatão conta com cinco equipes, sendo duas do EMAD e três do EMAP. A EMAP será acionada somente a partir da indicação clínica da EMAD, para dar suporte e complementar suas ações. 

O usuário que, tendo indicação de AD, e com o fim de abreviar ou evitar hospitalização, apresente: 
– Afecções agudas ou crônicas agudizadas, com necessidade de cuidados intensificados e sequenciais, como tratamentos parenterais ou reabilitação; 
– Afecções crônico-degenerativas, considerando o grau de comprometimento causado pela doença, que demande atendimento no mínimo semanal; 
– Necessidade de cuidados paliativos com acompanhamento clínico no mínimo semanal, com o fim de controlar a dor e o sofrimento do usuário; 
– Prematuridade e baixo peso em bebês com necessidade de ganho ponderal.

Os documentos necessários são o RG, Cartão do SUS e Comprovante de residência.

Dúvidas

Secretaria Municipal de Saúde