Teatro nos Parques Unilever promove apresentações gratuitas no Jaboatão

Jaboatão recebe uma programação especial para o público fã de artes cênicas, nos dias 5, 6, 12 e 13 de novembro, no Parque da Cidade, com a 17ª edição do Teatro nos Parques Unilever o público assistirá diversos espetáculos encenados por companhias consagradas. As apresentações acontecem às 18h e às 20h. O evento é promovido pela parceria entre a Unilever e o grupo Estima Cultural, com o apoio da Prefeitura do Jaboatão.

De acordo com Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto, a missão do Teatro nos Parques Unilever é democratizar o acesso da população às artes cênicas. “Desde a sua primeira edição, muitas pessoas nos dizem, entusiasmadas, que é a primeira vez que estão vendo uma peça de teatro. Geralmente emocionadas, contam que normalmente não têm acesso ou não têm o costume de procurar por peças gratuitas em instituições”, conta Caeiro, que reitera a importância de levar o projeto para periferia dos centros urbanos.

Entre os destaques da programação está a peça Espavento, do Teatro de Retalhos. Na trama, o dono do circo anuncia que procura artistas para montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum e pouquíssimo dinheiro, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo.

Já o espetáculo de teatro de mamulengos Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco, conta as peripécias de Chico Catolé, um moleque treloso, brincalhão e inventador histórias que está sempre se metendo em confusão. Desta vez, o menino perde o fígado em uma disputa com a figura do Papa Figo e precisa fazer tudo para recuperá-lo.

Projeto
Criado em 2009, o Teatro nos Parques Unilever tem a missão de planejar e executar projetos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e teatros com acessibilidade garantida para toda população.

Até maio de 2022, em sua 16ª edição, o projeto já realizou 560 apresentações teatrais em 6 estados e 25 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerantes de teatro do país. O projeto é realizado pela Estima Cultural, com patrocínio da Unilever.

Confira a programação deste fim de semana abaixo:

5 de novembro, sábado

18h – Espavento, de Teatro de Retalhos

Sinopse: A grande atração que ficou de vir, não veio. E agora? O dono do circo abre vagas para artistas, e avisa que paga bem… pouquinho. Mesmo assim, temos muitos candidatos dispostos a montar o melhor espetáculo da Terra. Sem virtuosismo algum, os palhaços contam com a memória dos circos que encantavam as cidades e, com a ajuda do público, até pode dar certo!
Construído a partir de jogos de improviso, Espavento é resultado da pesquisa da máscara do palhaço, iniciada pelo Teatro de Retalhos em 2012. Sete palhaços em cena, entre eles o sonoplasta e o intérprete de LIBRAS, desenvolvem jogos cômicos que fazem referência aos grandes números de tradição circense: corda bamba, mágica, malabares e acrobacias.

20h – Re Te Tei, da Tropa do Balacobaco

Sinopse: O espetáculo de Mamulengos conta a história do menino Chico Catolé, moleque treloso, brincalhão e inventador de conversa que foi criado pelas trigêmeas cantadoras de samba de coco – Maria da Paz, Maria das Dores e Maria da Luz. No sertão pernambucano, depois de contar muita mentira, Chico cria uma confusão danada para as suas mães e encontra-se com uma lenda daquele lugar, O Papa Figo. Numa disputa de mentiras e verdades o famoso velho do saco ganha a disputa e segue o seu caminho com o fígado do menino, condenando-o a ser também um Papa Figo. É ai que começa então a sina de Chico Catolé pra desfazer esse grande RE TE TEI em que se meteu.

6 de novembro, domingo

18h – Malassombros, de Teatro de Retalhos
Sinopse: Dona Nina abre o terreiro de sua casa para receber todo mundo que gosta de ouvir histórias, mas não qualquer história! As de Dona Nina são de dar calafrios e arrepiar os cabelos! Mas não precisa fugir correndo, com a ajuda dos vizinhos Seu Biu e Zé das Cangas e de um trio de músicos de primeira, nossa anfitriã pode acabar arrancando também umas boas risadas. Malassombros – Contos do Além Sertão é um lúdico resgate das histórias que povoam o imaginário do Sertão brasileiro. O espetáculo traz cinco histórias coletadas em entrevistas realizadas no Sertão de Pernambuco e, através da ludicidade das máscaras e das formas animadas, as apresenta de forma leve e divertida às novas gerações, preservando-as do esquecimento.

20h – A Festa na Fazenda de Dona Quitéria, de Mamulengando Alegria
Sinopse: Numa noitada de festa na fazenda de Dona Quitéria, chegam irreverentes personagens como Chica do Cuscuz, Janeiro e o Dr. Rodoleira. Entre uma história e outra, os caboclinhos, Caroca, Teca e outros bonecos chegam para cantar, dançar e animar a festa.