Unidade de Saúde da Família do Jaboatão amplia acolhimento a crianças e inaugura biblioteca infantil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quem passa pela Unidade de Saúde da Família (USF) Guararapes I e II tem acesso não somente ao atendimento médico, mas ao conhecimento e cultura. Nesta terça-feira (28), foi inaugurada uma biblioteca infantil para as crianças da comunidade, elaborada e desenvolvida por médicos residentes da USF em parceria com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com Zelma Pêssoa, secretária municipal de Saúde, todas as crianças da comunidade podem se cadastrar na unidade para ter acesso à biblioteca. O cadastro é realizado a partir do momento que a criança chega ao posto de saúde, e lá ela pode escolher o livro, cadastrá-lo no serviço de registro e terá o direito de passar até 10 dias com a obra literária. Após esse prazo, é possível renovar o empréstimo ou escolher um novo livro.

“Esse é um projeto inovador que traz para as crianças a capacidade de leitura, além de aprimorar a dinâmica do diálogo, o pensar, imaginar e sonhar. Em um momento de pandemia, em que tivemos perdas significativas para uma geração que ficou marcada pelo distanciamento social, é necessário estimular o desenvolvimento e a leitura. Toda criança que lê é um adulto que pensa”, comentou a secretária.

Ainda segundo Zelma, todos os 200 livros disponíveis na biblioteca infantil foram obtidos por doações da comunidade. Emilia Iñiguez, Safira Zaicaner e Leidyanne Soares, residentes da USF e idealizadoras do projeto, comentaram que o maior objetivo é estimular a leitura na primeira infância e que é uma forma de incentivar a fantasia e a criatividade das crianças.