Veículos abandonados são retirados das ruas do Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta terça-feira (4), às operações de retirada de veículos abandonados em vias públicas do município. Neste primeiro dia, foram recolhidas 10 carcaças – ao longo da semana, o número chegará a 32. Todos os proprietários foram notificados pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública (Semop) e tiveram prazo de cinco dias para retirar os veículos das ruas. Os carros que ainda podem ser recuperados são levados ao depósito da prefeitura para serem leiloados no prazo de 30 dias. Já as sucatas vão para o Galpão de Reciclagem do Programa de Coleta Seletiva e vendidos às empresas interessadas após um mês.

O secretário-executivo da Semop, André Ângelo, esclarece que, se no período de 30 dias o proprietário quiser resgatar o veículo, precisará pagar multa diária de R$ 50 e mais R$ 190 pelo uso do caminhão-guincho. No ano passado, 798 carcaças foram retiradas das ruas.

“Essas carcaças, além de atrapalharem o trânsito, são locais onde há consumo de drogas, assaltantes se escondem para atacar quem passa na rua, há proliferação de roedores e insetos que podem causar doenças graves, como a dengue, zika e chikungunya”, alerta André Ângelo. O secretário avisa que qualquer cidadão pode denunciar a presença de veículos abandonados por meio do número (81) 3342-1857.

Comerciante da Rua Nossa Senhora do Loreto, Sandra Regina elogiou a iniciativa da Prefeitura do Jaboatão. Ela conta que a carcaça de um Gol foi deixada em plena via no último mês de dezembro. “Tinha gente morando no carro, rato e mosquitos. Isso deixava todo mundo assustado. Adorei essa ação da prefeitura. Moradores e quem tem comércio aqui agora ficam mais tranquilos”, disse Sandra.