Vigilância Sanitária do Jaboatão alerta para fiscalização de alimentos retidos em bloqueios

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes expediu, nesta quinta-feira (31), em decorrência da paralisação dos caminhoneiros, uma série de recomendações à população no sentido de intensificar os cuidados no momento da compra de alimentos. A cartilha é formada por oito itens voltados ao consumidor final e outros sete pontos destinados ao setor regulado, tudo com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos comercializados no município.

Entre as principais observações está a necessidade da verificação das condições ideais de temperatura e armazenamento de produtos que necessitam de refrigeração. De acordo com a Vigilância Sanitária, produtos congelados devem estar firmes ao toque e é importante observar a presença de sinais de descongelamento, como ausência de resistência ao toque, presença de líquidos ou sangue e formação de cristais de gelo.

No caso de carnes e pescados, é recomendado verificar aspectos como coloração, textura e odor. Já para os laticínios, atenção especial para a presença de estufamento nas embalagens, o que indica proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde, prazo de validade e integridade das embalagens. A Visa lembra, ainda, que todo produto de origem animal, inclusive leite, mel, ovos e derivados, devem apresentam o Selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

“Temos que pesquisar com calma, analisar bem o produto, verificar a aparência, para conseguir comprar um alimento de boa qualidade”, destacou a comerciante Patrícia Carla. Ela conta que costuma fazer a feira do mês no Mercado Público das Mangueiras, no bairro de Prazeres, e que, até agora, tem encontrado boas opções. “Vale muito a pena ‘bater perna’. Além da diferença de preços, há, também, diferença na qualidade dos produtos”, acrescentou.

Caso o consumidor encontre qualquer alteração, deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Ouvidoria, pelo telefone 0800 281 0502. Uma vez constatadas irregularidades, o órgão alerta que serão adotadas as devidas medidas cabíveis.