Agentes de Saúde do Jaboatão recebem capacitação sobre combate ao Aedes aegypti

Agentes de combate a endemias do Jaboatão dos Guararapes participam, a partir desta segunda-feira (21), de capacitação sobre adoção de técnicas de combate ao mosquito Aedes aegypti a serem empregadas durante as visitas a moradores e residências do município. Ao longo do curso, realizado pela Prefeitura do Jaboatão, em parceria com o Governo do Estado, os profissionais serão instruídos sobre como abordar moradores, preenchimento de boletins, identificação de pontos estratégicos, bloqueio de casos de arboviroses, reconhecimento geográfico e de possíveis locais que possam vir a servir de criadouro para o mosquito.

Segundo o secretário de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, o objetivo do curso é capacitar os agentes e, assim, aumentar a eficiência no combate ao mosquito transmissor de doenças sérias, como a dengue, zika e chikungunya. De acordo com o gestor, desde o início do ano, as equipes do município têm realizado mutirões para identificar possíveis focos de reprodução do mosquito e combater as larvas e criadouros.

“A atual gestão tem trabalhado intensivamente no combate ao Aedes aegypti. Desde o início do ano, nossos agentes têm realizado visitas a residências a fim de vistoriar e erradicar possíveis focos de proliferação do mosquito e para conversar com a população sobre medidas de prevenção a serem adotadas. Essa capacitação surge exatamente nesse sentido, de discutirmos novas formas de abordagem, e, assim, melhorarmos ainda mais nossas políticas públicas”, afirmou Alberto.

A capacitação será ministrada junto aos profissionais das sete regionais do município, de acordo com o seguinte organograma: Regional I (21 a 25/08); Regionais II e II (18 a 22/9); Regionais IV e V (11 a 15/9); Regionais VI e VII (25 e 29/9).