Prefeitura do Jaboatão anuncia criação de centro de apoio durante comemorações do Dia Internacional da Mulher

O prefeito Anderson Ferreira aproveitou as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e anunciou, nesta quarta-feira (8), a criação de um centro de qualificação profissional e incentivo à produção de artesanato no município. Batizado de “Espaço Mulher”, o equipamento, que irá funcionar na Rua Dr. Luís Rigueira, próximo ao Mercado das Mangueiras, vai ajudar no fomento da economia e cultura local, além de estreitar os laços entre produtores e consumidores. O imóvel, de propriedade do município, passará por uma ampla reforma para se adequar às necessidades de quem vai desfrutar dos serviços oferecidos pelo centro.

As mulheres que compareceram ao evento puderam desfrutar gratuitamente de serviços de saúde – como exames de mamografia e orientações sobre higiene bucal – e de assistência social – como emissão de documentos e orientações sobre o Bolsa Família. Além do ato realizado em Prazeres, houve, ainda, um café da manhã para servidores, realizado na sede da prefeitura, e uma blitz educativa, na Avenida Ayrton Senna, em Piedade, formada apenas por agentes de trânsito femininas, que, enquanto abordavam motoristas para conferir o porte de documentação e equipamentos obrigatórios, aproveitavam para parabenizar e distribuir chocolates para as condutoras.

“As mulheres jaboatanenses têm feito diferença em Pernambuco. E é por reconhecermos a força e a importância da luta dessas mulheres para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que vamos continuar incentivando a implementação de ações e políticas públicas voltadas ao bem-estar e ao empoderamento feminino. Sabemos, por exemplo, que Jaboatão dos Guararapes é o município da Região Metropolitana com o maior número de mulheres que trabalham fora de casa. Sabemos, também, das dificuldades encontradas por essas guerreiras, e, por estarmos cientes dessa luta, que garantimos que iremos trabalhar duro, dia e noite, para melhorar a vida de cada um, como forma de demonstrar nossa gratidão pelo exemplo que vocês, mulheres, nos dão”, disse Anderson.

A aposentada Maria Gorete, de 57 anos, moradora do bairro de Prazeres, elogiou a iniciativa da prefeitura. Segundo ela, ações como a de hoje contribuem para o aumento da autoestima da população e ajudam a estreitar o diálogo entre as pessoas e a administração municipal. “Cheguei logo cedo, às 8h, acompanhada de amigos, e estou conseguindo aproveitar cada atividade. Essa é uma oportunidade para nós, enquanto população, aproveitarmos para nos cuidar, para cuidar da nossa saúde, da nossa imagem, e de rever nossos amigos. É muito bom saber que a prefeitura se preocupa e olha para gente com carinho e respeito, porque isso nos faz sentir valorizados”, disse.

As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher serão realizadas todas as quartas-feiras do mês de março, em locais específicos do município – as ações irão ocorrer na Praça Rita Coelho, em Cavaleiro, no próximo dia 15; na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, no dia 22; e na Policlínica Manoel Calheiros, no Curado IV, no dia 29.