Foto: Divulgação

Prefeitura do Jaboatão, Ministério da Justiça e Fiocruz se unem no combate às drogas

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quinta-feira (23), em parceria com o Ministério da Justiça e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), encontro para discutir ações e projetos de prevenção ao uso de drogas. Realizado com o objetivo de apresentar de forma mais detalhada projetos preventivos e sensibilizar atores-chaves da gestão para que os programas Elos – Construindo Coletivos, Famílias Fortes e #TamoJunto possam ser implementados com sucesso. O evento serviu, ainda, para fortalecer o diálogo entre o Governo Federal, Fiocruz e a Prefeitura Municipal, a fim de inserir o tema nas discussões locais de políticas sobre drogas e fornecer suporte à qualificação dos profissionais envolvidos na área.

De acordo com a coordenadora dos programas de prevenção da equipe Senad/Fiocruz, Roberta Peixoto, a troca de experiências é de fundamental importância para qualificar os meios adotados pelos governos federal, estaduais e municipais no combate ao uso de drogas, com foco no fortalecimento das pessoas – não das substâncias.  A meta, segundo ela, “é fortalecer e qualificar a discussão e as ações sobre prevenção em âmbito estadual e municipal, além de dar suporte aos governos locais, a fim de fortalecer crianças, jovens, suas famílias e comunidades”.

Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes, Joselito Nunes disse ser possível estabelecer políticas públicas capazes de regenerar pessoas e recuperar famílias. “Não devemos desistir das pessoas. Políticas afirmativas são inegavelmente importantes, sobretudo as ações de viés educativo, para que nossas crianças e nossos jovens tenham projetos de vida edificantes e não se entreguem às drogas”, disse o gestor.

Ao final do encontro, os presentes concordaram, em uníssono, que existe uma necessidade real de debater políticas preventivas dentro das escolas municipais e de adotar, como mais uma estratégia na luta contra as drogas, a implementação de programas exitosos baseados em evidências científicas, para que, assim, o município possa dar um salto de qualidade em suas intervenções.