Foto: Divulgação

Prefeitura do Jaboatão, Ministério da Justiça e Fiocruz se unem no combate às drogas

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quinta-feira (23), em parceria com o Ministério da Justiça e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), encontro para discutir ações e projetos de prevenção ao uso de drogas. Realizado com o objetivo de apresentar de forma mais detalhada projetos preventivos e sensibilizar atores-chaves da gestão para que os programas Elos – Construindo Coletivos, Famílias Fortes e #TamoJunto possam ser implementados com sucesso. O evento serviu, ainda, para fortalecer o diálogo entre o Governo Federal, Fiocruz e a Prefeitura Municipal, a fim de inserir o tema nas discussões locais de políticas sobre drogas e fornecer suporte à qualificação dos profissionais envolvidos na área.

De acordo com a coordenadora dos programas de prevenção da equipe Senad/Fiocruz, Roberta Peixoto, a troca de experiências é de fundamental importância para qualificar os meios adotados pelos governos federal, estaduais e municipais no combate ao uso de drogas, com foco no fortalecimento das pessoas – não das substâncias.  A meta, segundo ela, “é fortalecer e qualificar a discussão e as ações sobre prevenção em âmbito estadual e municipal, além de dar suporte aos governos locais, a fim de fortalecer crianças, jovens, suas famílias e comunidades”.

Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania do Jaboatão dos Guararapes, Joselito Nunes disse ser possível estabelecer políticas públicas capazes de regenerar pessoas e recuperar famílias. “Não devemos desistir das pessoas. Políticas afirmativas são inegavelmente importantes, sobretudo as ações de viés educativo, para que nossas crianças e nossos jovens tenham projetos de vida edificantes e não se entreguem às drogas”, disse o gestor.

Ao final do encontro, os presentes concordaram, em uníssono, que existe uma necessidade real de debater políticas preventivas dentro das escolas municipais e de adotar, como mais uma estratégia na luta contra as drogas, a implementação de programas exitosos baseados em evidências científicas, para que, assim, o município possa dar um salto de qualidade em suas intervenções.

Veja também

Estudantes da rede municipal do Jaboatão recebem presentes do Papai Noel dos Correios

Alunos da Escola Municipal Maria Augusta Dutra, localizada no bairro de Barra de Jangada, no …