Profissionais da Prefeitura do Jaboatão recebem capacitação do Programa Famílias Fortes

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta segunda-feira (4), à estruturação do Programa Famílias Fortes (PFF) no município. A formação, realizada no auditório da Uninassau, no Bairro de Piedade, se estende até quarta-feira (6) e tem por objetivo capacitar os profissionais da rede municipal das áreas da Assistência Social, Educação e Saúde, além de atores comunitários, para aplicar o programa junto a famílias de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, por meio da realização de grupos semanais envolvendo pais e filhos e na execução da metodologia de prevenção na cidade. A ação é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Todas as atividades do programa são acompanhadas e monitoradas por formadores, que auxiliam os profissionais no planejamento e execução de cada um dos encontros. Cabe aos formadores, ainda, realizar articulações com os demais profissionais da rede compartilham territórios.

“Hoje demos início à formação dos nossos técnicos e trabalhadores da assistência social para o Famílias Fortes, um programa que possui uma série de ações preventivas voltadas para o fortalecimento de famílias com filhos, de forma que essas famílias possam lidar melhor com os conflitos, dando suporte mútuo através do afeto, mas sem abrir mão dos limites necessários. Essa formação é muito importante, porque o problema da drogadição é endêmico e crescente, e passa pela socialização das crianças e adolescentes e pela relação familiar”, disse Carla Lapa, secretária-executiva de Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes.

O Programa Famílias Fortes é estruturado como uma das ferramentas preventivas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas cujo alguns objetivos contemplam: impedir que o consumo de drogas ocorra, reduzir o consumo de drogas quando não é possível evita-lo e postergar o início do consumo de drogas. Tendo em vista que programas de prevenção baseados exclusivamente na transmissão de conhecimentos mostraram-se ineficientes, o PFF busca, de forma interativa, trabalhar os fatores de risco e de proteção de maneira a instrumentalizar as famílias para que a prevenção ao consumo de drogas possa ter efetividade.