Foto: Matheus Britto/PJG

Projeto Catador Digital é lançado em Jaboatão

Catadores profissionais da cidade do Jaboatão dos Guararapes receberão capacitação para aprender a recondicionar e reutilizar equipamentos eletroeletrônicos. Batizado de Catador Digital, o projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Seja Digital, foi lançado nesta segunda-feira (31), no Galpão Maria da Penha, em Piedade. O objetivo é formar 75 recicladores, identificados no Cadúnico, que poderão, inicialmente, recondicionar televisores descartados pela população, que, após passarem por conserto e higienização, serão comercializados a preços populares. Os aparelhos que não possam ser recuperados virarão matéria-prima para obras de arte e objetos decorativos. A renda gerada com a venda dos equipamentos será destinada aos próprios catadores envolvidos no projeto, garantindo a eles, além de profissionalização, retorno financeiro.

A capacitação possui carga horária de 55 horas/aula, divididas em três módulos teóricos e práticos, e será ministrada pela ONG Ideação ao longo das próximas três semanas. Em contrapartida, parte dos formados multiplicará as informações, transmitindo-as aos alunos de novas turmas.

“Aproveitamos o momento da mudança do sinal analógico para o digital e propusemos o projeto de formação de recicladores de resíduos eletrônicos. Ficamos felizes com a sensibilidade da Seja Digital, que concordou imediatamente com a ideia e a parceria. Surgiu então o Catador Digital, um projeto pioneiro em Pernambuco e no Nordeste. Um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidades revela que a produção de resíduos eletrônicos no mundo atinge números assustadores – no Brasil, por exemplo, chega a cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano. A destinação correta desse resíduo é a reciclagem e Jaboatão agora fará isso”, disse Carla Lapa, secretária-executiva de Assistência Social.

“O descarte correto de televisores sempre foi uma preocupação da Seja Digital, e foi pensando nisso que montamos esse projeto, que visa minimizar o impacto ambiental e fomentar a economia circular no município”, explica Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital no Recife. As TVs recuperadas e todo material que for reciclado serão expostos numa mostra ao final da capacitação, prevista para o próximo dia 18 de agosto.