Foto: Matheus Britto/PJG

Projeto Catador Digital é lançado em Jaboatão

Catadores profissionais da cidade do Jaboatão dos Guararapes receberão capacitação para aprender a recondicionar e reutilizar equipamentos eletroeletrônicos. Batizado de Catador Digital, o projeto, fruto da parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Seja Digital, foi lançado nesta segunda-feira (31), no Galpão Maria da Penha, em Piedade. O objetivo é formar 75 recicladores, identificados no Cadúnico, que poderão, inicialmente, recondicionar televisores descartados pela população, que, após passarem por conserto e higienização, serão comercializados a preços populares. Os aparelhos que não possam ser recuperados virarão matéria-prima para obras de arte e objetos decorativos. A renda gerada com a venda dos equipamentos será destinada aos próprios catadores envolvidos no projeto, garantindo a eles, além de profissionalização, retorno financeiro.

A capacitação possui carga horária de 55 horas/aula, divididas em três módulos teóricos e práticos, e será ministrada pela ONG Ideação ao longo das próximas três semanas. Em contrapartida, parte dos formados multiplicará as informações, transmitindo-as aos alunos de novas turmas.

“Aproveitamos o momento da mudança do sinal analógico para o digital e propusemos o projeto de formação de recicladores de resíduos eletrônicos. Ficamos felizes com a sensibilidade da Seja Digital, que concordou imediatamente com a ideia e a parceria. Surgiu então o Catador Digital, um projeto pioneiro em Pernambuco e no Nordeste. Um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidades revela que a produção de resíduos eletrônicos no mundo atinge números assustadores – no Brasil, por exemplo, chega a cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano. A destinação correta desse resíduo é a reciclagem e Jaboatão agora fará isso”, disse Carla Lapa, secretária-executiva de Assistência Social.

“O descarte correto de televisores sempre foi uma preocupação da Seja Digital, e foi pensando nisso que montamos esse projeto, que visa minimizar o impacto ambiental e fomentar a economia circular no município”, explica Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital no Recife. As TVs recuperadas e todo material que for reciclado serão expostos numa mostra ao final da capacitação, prevista para o próximo dia 18 de agosto.

Veja também

Rede municipal de ensino do Jaboatão espera 69 mil alunos na volta às aulas

Os alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes voltaram às aulas nesta …