Serviços de Trabalho e Emprego
Economia Solidária. Fomento as ações dos empreendimentos econômicos solidários do município do Jaboatão dos Guararapes. Por meio da Gerência de Economia Solidária, o município de Jaboatão apoia a organização de empreendimentos econômicos solidários, ajudando-os a formatar e elaborar projetos com o objetivo de proporcionar oportunidades de comercialização de produtos e serviços de grupos solidários. Além disso, promove e fortalece o segmento, incentivando a constituição de cadeias produtivas, apoiando a organização, a legalização e o registro de empreendimentos; atua na difusão do artesanato local; promove a qualificação de artesãos; e apoia o cooperativismo popular. Exemplo disso são as Feiras Itinerantes de Economia Solidária realizadas no município que abrem oportunidades para artesãos comercializarem seus produtos, promovendo a geração de renda para os participantes, além de difundir a Economia Solidária para a população em geral, disseminando princípios de cooperação, democracia, finanças solidárias, comércio justo e consumo responsável. A Coordenação de Economia Solidária faz parte do organograma da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (SETQE) que, por sua vez, foi criada em janeiro de 2011 e está abrigada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Sob sua ação, Jaboatão criou o Conselho Municipal de Economia Popular Solidária (CMEPS) conforme a Lei 711/2011 promulgada no dia 21/12/2011, conforme Diário Oficial de n.º 241. Proporcionou também o surgimento do Fórum de Economia Popular Solidária do Jaboatão dos Guararapes (FEPS/JG), cujo lançamento ocorreu no dia 25 de novembro de 2011. Em março de 2014, realizou a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária e em outubro do mesmo ano inaugurou o Centro de Orientação Permanente à Economia Solidária (COPES).
Outras informações: Além das atividades mencionadas, Jaboatão conta com 3 lojas colaborativas em formato de container que são geridas pelos próprios empreendedores solidários e estão localizadas em Prazeres, Jaboatão, Centro e Cavaleiro.
Para estar devidamente inscrito na secretaria, o empreendedor precisa comprovar residência no município, documentos pessoais e os produtos que desenvolve manualmente ou artesanalmente.
Cadastro na secretaria e inserção em algum grupo empreendedor solidário.
Cidadão
Presencialmente, telefone e e-mail.
Não há cobranças de taxas