Inclusão em foco na II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Jaboatão dos Guararapes

A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Jaboatão dos Guararapes teve sua abertura nesta segunda-feira (14), no auditório da UNIFG, em Piedade. O principal objetivo do evento é analisar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município, baseando-se na Lei Brasileira de Inclusão, além da eleição de 12 delegados para a VII Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Pernambuco. O encontro contou com a participação de representantes da sociedade civil e governamental, destacando-se a apresentação cultural da dançarina Nina Sousa, usuária de cadeira de rodas.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o prefeito Mano Medeiros, a primeira-dama Andrea Medeiros, o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Adeildo da Igreja, o coordenador-geral de Relações Institucionais da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Antônio José Ferreira, e gestores locais. O evento se estenderá até esta terça-feira (15). A conferência, cujo tema é “Cenário Atual e Futuro da Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Jaboatão dos Guararapes”, tem como objetivo estratégico aprimorar a participação social das pessoas com deficiência em todas as fases das políticas públicas. Propõe medidas para garantir o acesso aos direitos humanos, a transversalidade do cuidado e do lazer.

Os eixos temáticos abordados na conferência incluem estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação ativa das pessoas com deficiência; garantia de acesso a políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento para a promoção dos direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade, além dos desafios para a comunicação universal.

Helaine Alencar, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Jaboatão dos Guararapes, destacou a importância da conferência para as pessoas com deficiência, enfatizando que “é através deste evento que conseguimos não apenas identificar desafios, mas também formular soluções e promover mudanças efetivas. Este é um chamado à ação coletiva em prol de uma comunidade mais justa e acessível para todos. A votação dos delegados que representarão nosso município na Conferência de Pernambuco é um passo fundamental para amplificar as vozes e perspectivas das pessoas com deficiência em níveis mais amplos”, comentou.

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, enfatizou a importância da conferência na identificação de desafios e na formulação de ações transformadoras. “Ao discutirmos políticas públicas, avaliarmos propostas e buscarmos soluções, reforçamos nosso comprometimento em construir uma cidade verdadeiramente inclusiva. A participação ativa de todos é fundamental para o sucesso dessa empreitada. Agradeço a presença e o empenho de todos vocês neste evento que marca um passo significativo em direção a uma comunidade mais inclusiva e igualitária”, pontuou o gestor.