Prefeitura do Jaboatão lança pacote para aplicação de geomanta em 50 mil metros quadrados de encostas do Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lançou um pacote de R$ 7,9 milhões para proteção de encostas com aplicação de geomanta e sistema de drenagem, em vários pontos do município. Ao todo, 50 mil metros quadrados de barreiras receberão o produto. A ação teve início nesta segunda-feira (04), na Avenida 8, no bairro do Curado IV.
O projeto também será implantado nos próximos dias nos bairros do Curado I, Cavaleiro, Jaboatão Centro e Engenho Velho. As áreas foram previamente mapeadas pela Secretaria da Defesa Civil do município.
“O produto tem a função de evitar a passagem de água para as barreiras, é de rápida aplicação e se molda ao formato e irregularidades de cada encosta. Ou seja, funciona fazendo a impermeabilização da barreira, para que ela não sofra erosão com a ação da água. Além disso, tem alta durabilidade e custo de execução bem mais baixo. Com isso, conseguimos alcançar um maior número de encostas e, assim, proteger mais famílias, além de evitar o agravamento da situação nesses pontos de risco”, explica o prefeito Mano Medeiros.
As primeiras encostas beneficiadas ficam na Avenida 8 (Curado IV), Avenida Manoel Rabelo (Engenho Velho), Estrada da Luz (Centro), Avenida Conde Pereira Carneiro (Cavaleiro) e no entorno da UPA do Curado I. Os recursos fazem parte dos R$ 70 milhões adquiridos pelo município por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), voltado ao setor público.
Dessa fonte também serão destinados R$ 10 milhões para obras de requalificação de escadarias e construção de corrimões e R$ 4 milhões para obras estruturadoras, de muros de arrimo, que seguem sendo ampliadas em áreas de risco muito alto
Mais de R$ 38 milhões em emendas parlamentares estão direcionados à construção de muros de arrimo, sendo que 23 milhões já licitados. No momento, há 15 muros em construção, nos bairros de Cavaleiro, Sucupira, Dois Carneiros (Jardim Monte Verde), Socorro, Muribeca, Ibura e Zumbi do Pacheco.
Outros 123 muros já licitados entrarão em obras gradualmente, com a liberação de recursos de emendas parlamentares. Os R$ 15 milhões restantes estão com projetos em avaliação na Caixa Econômica Federal (CEF). E novas obras de contenção em Jardim Monte Verde, estimadas em R$ 49 milhões, estão em processo de licitação pelo Estado.