Vigilância Sanitária do Jaboatão divulga balanço de ações realizas na 360ª Festa da Pitomba

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta quinta-feira (25), balanço das ações feitas pelas equipes da Vigilância Sanitária do município na 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, realizada de 16 a 24 de abril. Durante as inspeções, os fiscais realizaram abordagens educativas e orientaram os comerciantes, entre outras coisas, sobre como evitar a contaminação dentro dos freezers e reforçaram a importância de manter os alimentos sob refrigeração adequada e os procedimentos adequados para higienização de frutas e verduras.

Gerente de Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes, Adeilza Ferraz ressaltou que os comerciantes do município, principalmente os que trabalham direta ou indiretamente com manipulação de alimentos, passaram por uma capacitação na qual foram enfatizados os cuidados necessários com acondicionamento e segurança das comidas e bebidas que seriam ofertadas ao público, que, ao longo de nove dias, compareceu ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes, para participar da extensa programação religiosa, artística e cultural em homenagem à padroeira do bairro de Prazeres.

“Todos os comerciantes que optaram por participar dessa capacitação receberam um selo de qualidade, que atestava, entre outras coisas, que as comidas e bebidas comercializadas em seu estabelecimento estavam de acordo com as normas de segurança alimentar exigidas pela Vigilância Sanitária. Além disso, foram distribuídos materiais educativos contendo várias orientações técnicas, que poderão ser consultados ao longo de todo o ano, de forma a garantir que os ensinamentos adquiridos possam ser repassados para outras pessoas”, disse Adeilza.

Ao todo, a Vigilância Sanitária realizou 397 inspeções e notificou 14 comerciantes. Foram apreendidos 1,5kg de alimentos impróprios para o consumo e 43 módulos sanitários (banheiros químicos) vistoriados.