Jaboatão sedia seminário “Construindo uma Cidade Resiliente”

Nos próximos dias 30 e 31 de outubro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove o seminário “Construindo uma Cidade Resiliente”, no auditório da Faculdade Tiradentes, em Prazeres. Nos dois dias serão debatidas estratégias inovadoras para prevenir, principalmente, a ocorrência de desastres naturais, através da orientação educacional para crianças e adolescentes. O evento terá transmissão ao vivo nas redes sociais do ONU-Habitat para outras cidades brasileiras.

O seminário, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Ordem Pública e pela Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, terá palestras das representantes do Programa das Nações Unidas para os Assuntos Humanos (ONU-Habitat), Paula Regina e Bruna Pereira Gimba; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho; da gerente de Planejamento da Defesa Civil de Jaboatão, Rejane Lucena; da gerente-geral de Planejamento da RMR da Codecipe, Sônia Calheiros, entre outros. Ainda participam representantes da UFPE e Vigilância Ambiental de Jaboatão.

Estudo realizado pela Defesa Civil detectou que Jaboatão tem 29,2% do seu território em áreas de risco. Nessas áreas, residem quase 290 mil habitantes. Desde o ano passado a prefeitura vem intensificando serviços nos pontos de encosta, com a construção de muros de arrimo e escadarias, instalação de lonas, capinação, limpeza de canais, galerias e canaletas.

Mas o trabalho de orientação junto à população também vem sendo uma das prioridades para evitar acúmulo de lixo nos canais e galerias, construção de imóveis em áreas de risco e cultivo de plantações impróprias nas encostas.

Ao longo do mês de outubro, foi realizada a campanha #Aprender Para Prevenir, nas escolas da rede municipal de ensino, a fim de que os jovens tomem consciência sobre a importância de cuidar das áreas onde residem. A programação continuará no mês de novembro. Em 2017, foram beneficiados 1.479 estudantes e neste ano serão 2.400.