Pesquisa do Procon Jaboatão constata aumento de 35% na ceia de Natal

A ceia natalina vai ficar mais cara, em 2018, no município do Jaboatão dos Guararapes. Pesquisa de preço realizada pelo Procon Jaboatão, entre os dias 3 e 17 de dezembro, observou um aumento médio de 35% na cesta montada com os principais produtos que compõem a mesa das famílias nessa época, em comparação com o mesmo período do ano passado. A recomendação do órgão, portanto, é para que os consumidores pesquisem bastante antes de fechar a compra, a fim de garantir descontos e economizar o máximo possível.

A alta nos preços foi puxada principalmente pelo panetone, que apresentou mais de 15% de aumento em relação ao valor cobrado em 2017. O peru, ave tradicional do período natalino, apresentou inflação similar, de 16%. Uva passa, ameixa seca e frutas cristalizadas foram outros ingredientes que também apresentaram grande elevação nos preços.

“Ao ir às compras, o consumidor deve ficar atento à oscilação de preços dos itens que deseja levar para casa. Observamos grande variação nos preços praticados entre um estabelecimento comercial e outro, o que pode beneficiar aquele consumidor mais atento e disposto a pesquisar.. O queijo do reino, por exemplo, tem uma variação de 70%, com preços que variam entre R$ 42,50 e R$ 72,90 o quilo”, alertou José Rangel, superintendente do Procon Jaboatão.