Arena Cão Terapia inicia atividades no Jaboatão

A Arena Cão Terapia, instalada no Parque da Cidade do município do Jaboatão dos Guararapes, iniciou as atividades de forma pioneira no Estado, nesta segunda-feira (4), com o objetivo de acolher crianças de 2 a 7 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que ainda não tiveram acesso a tratamento. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com apoio de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e adestradores. A Arena Cão Terapia tem capacidade para 200 atendimentos por mês.

Catarina Lima da Costa levou seu filho Richarlisson logo no primeiro dia e se mostrou confiante com o acolhimento que é dado pela gestão municipal. “Há muito tempo que eu estava querendo iniciar o tratamento do meu filho e tive até que deixar o emprego para me dedicar exclusivamente a ele. Essa terapia e o contato com os cães vai ajudar muito Richarlisson a interagir melhor com as pessoas”, contou a dona de casa. Richarlisson chegou ainda tímido à Arena Cão Terapia, mas com pouco tempo já estava brincando com Frida, da raça labrador.

Cada sessão de 45 minutos é realizada em duas etapas. Na primeira etapa, os profissionais iniciam as sessões sozinhos com as crianças e, no segundo momento, há o contato com os cães, que atuam como co-terapeutas e reforçadores, ajudando às crianças a trabalharem áreas como socialização, comunicação, afetividade e estabelecimento de vínculos. A Arena Cão Terapia também garante a oportunidade para as crianças poderem socializar com outras pessoas, por estar localizada no maior parque da Região Metropolitana.

“A Arena Cão Terapia é mais um opção que a Prefeitura do Jaboatão está colocando de forma pioneira à disposição para atender às crianças com transtorno de espectro de autismo e avançarmos ainda mais nessa apoio. De 2017 até agora, elevamos em 430% o número de crianças atendidas gratuitamente. Temos uma equipe comprometida, que tem se empenhado em ajudar essas famílias. No segundo semestre deste ano, também vamos entregar o Núcleo de Reabilitação para Autistas, em Jaboatão Centro”, disse o prefeito Mano Medeiros.

Para ter acesso ao tratamento na Arena Cão Terapia, os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade básica de saúde ou policlínica da rede municipal do Jaboatão, onde serão realizadas as avaliações necessárias. Sendo diagnosticado o Transtorno do Espectro do Autismo, o agendamento para o tratamento é realizado através da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Abertura da Arena Cão Terapia foi planejada estrategicamente para coincidir com a Semana Municipal de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, promovida pela Prefeitura do Jaboatão. Até a próxima sexta-feira, acontecerão várias ações entre as quais seminários, palestras, rodas de conversa, grupo de acolhimento para cuidadores, cinema e exposições, reforçando o tema da campanha anual de conscientização sobre o autismo, que é  “Lugar de autista é em todo lugar”.