Espaço Cidadania reúne diversos serviços gratuitos no Mercado das Mangueiras

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugurou, na manhã desta terça-feira (8), no primeiro andar do Mercado das Mangueiras, em Prazeres, o Espaço Cidadania. O equipamento reúne diversos órgãos em um único local de grande movimentação, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos. O cidadão, agora, passa a contar com pontos de atendimento das Regionais 5 e 7, Agência do Trabalhador, Procon, Ministério do Trabalho e Junta Militar. Há ainda, o Espaço Mulher Empreendedora, áreas de convivência voltada para crianças e idosos e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

O Espaço Cidadania tem capacidade para dar suporte a duas mil pessoas, o que vai incrementar o comércio do Mercado das Mangueiras, que tem média superior a sete mil consumidores por dia. Entre os serviços oferecidos nas Regionais 5 e 7, há solicitação de emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documentos oficiais e soluções para demandas das comunidades.

Um dos principais serviços do Espaço Cidadania é o Espaço Mulher Empreendedora, que além de oferecer cursos de capacitação nas áreas de de corte e costura, estética e gastronomia, prestará orientações sobre o combate à violência contra as mulheres e atendimento psicológico às vítimas. As inscrições para os cursos são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no site da Prefeitura do Jaboatão (jaboatao.pe.gov.br).

De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, a implantação do equipamento reflete diretamente a preocupação da gestão para com a implementação de políticas públicas de fomento à economia, prestação de serviços de qualidade à sociedade e combate à violência contra a mulher. “Uma das nossas preocupações foi justamente criar um espaço para que a mulher possa ter condições de ter sua financeira, um local no qual se sinta segura, acolhida. Além disso, há a valorização do mercado, do comércio, com vários serviços sendo oferecidos à população em um único ambiente”, explicou o gestor.

Superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Geovane Freitas, destacou o apoio que recebeu da Prefeitura do Jaboatão para garantir a presença do órgão no Espaço Cidadania. “O prefeito Anderson Ferreira vem realizando algo diferente para a administração pública, com obras sendo entregues em tempo recorde e implantando ações que têm gerado impacto direto na vida de quem busca uma vaga no mercado de trabalho. Esse espaço é um exemplo desse novo olhar”, afirmou o representante do Governo Federal.