Jaboatão hospeda evento para debater MP da Liberdade Econômica e novos desafios da Vigilância Sanitária

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (28), ao evento Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária. O encontro acontece nesta quarta (28), quinta(29) e sexta-feira (30), das 9h às 17h – e na sexta-feira das 9h às 12h – no auditório do Hotel Barramares, no bairro de Piedade. O evento tem por atribuição discutir sobre o papel da Vigilância Sanitária no cenário atual, os desafios da operacionalização da Medida Provisória (MP) 881/19, conhecida como MP da Liberdade Econômica e a promoção da saúde em ambientes do trabalho.

Participam do evento  trabalhadores da Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes, Recife, Ipojuca, Caruaru, São Lourenço da Mata e Olinda, representantes do Conselho Municipal de Saúde e dos municípios da região de abrangência do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, além de convidados, como representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público de Pernambuco, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco, entre outros.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessoa, destacou o papel do município na realização do evento. “Esse encontro, que integra os municípios da Região Metropolitana, capitaneado por Jaboatão dos Guararapes, traz a discussão de experiências exitosas e também o empenho de se construir uma Vigilância Sanitária educativa, parceira, que esteja monitorando e dando qualidade aos serviços prestados. Essa ação ainda proporciona um treinamento e qualificação da informação que a MP, que vai ser sancionada em breve, trata, que é exatamente a classificação do risco sanitário”, afirmou.