Papel das Ouvidorias é tema central do seminário promovido pela Prefeitura do Jaboatão e Rede Ouvir PE

O 3º Seminário de Ouvidorias Rede Ouvir PE, que vem sendo realizado no município do Jaboatão dos Guararapes, reúne vários representantes do Estado de Pernambuco, e segue até esta quarta-feira (22),  no auditório da UNIFG, em Piedade. O evento organizado pela Ouvidoria do Jaboatão e a Coordenação da Rede Ouvir PE tem o objetivo de debater mecanismos que possibilitem aproximar ainda a população dos órgãos públicos. Na ocasião, a Ouvidoria Geral do Jaboatão apresentou um painel de boas práticas referente ao Projeto Escola Cidadã.

Nesta terça-feira, o prefeito Mano Medeiros participou da abertura e enfatizou a importância do papel dos ouvidores. “A Ouvidoria tem sido uma balizadora para todas as gestões e muito importante para ouvir o clamor da população. Uma Ouvidoria eficiente e atuante dá respaldo aos gestores. Quero parabenizar a todos que fazem parte da Rede Ouvir e esse seminário que está sendo realizado em nosso município, certamente vai trazer muitos avanços para as políticas públicas. Aproveito para reforçar que nossa gestão está à disposição para escutar a população e buscar mais ações que promovam mais qualidade de vida aos jaboatonenses”, comentou o gestor.

O controlador-geral do município do Jaboatão, Bruno Cruz, destacou o protagonismo do município em sediar e também organizar o evento, juntamente com a Rede Ouvir PE. “É uma ação estratégica da Prefeitura do Jaboatão em reunir, juntamente com a Rede Ouvir, praticamente todos os atores e órgãos públicos. As Ouvidorias têm a missão de promover as melhores práticas e ações em busca de uma melhor comunicação com o cidadão”, disse Bruno Cruz.

O conselheiro e Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Neves, enfatizou em sua palestra o papel da Ouvidoria na sociedade. “É por meio das Ouvidorias que os gestores e órgãos públicos recebem as demandas, críticas e elogios da população. Além disso, é papel da Ouvidoria sensibilizar e conscientizar a população em relação aos seus direitos”, pontuou o ouvidor.

O seminário continua nesta quarta-feira (22), com a realização de quatro oficinas: O papel da Ouvidoria na mediação de conflitos, Passo a Passo para Implantação de Ouvidorias Municipais, Como demonstrar os resultados da Ouvidoria e Boas práticas na elaboração de carta de serviços e avaliação de serviços públicos. Para encerrar o evento e em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor,ocorrido no último dia 16, haverá a palestra “Novos Desafios do ouvidor”, que será ministrada pelo auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Paulo Guimarães.

Atualmente, a Rede Ouvir PE é coordenada pela Ouvidoria do TCE e tem como integrantes as Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, Ministério Público de Pernambuco, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Brasileira de Ouvidores e dos Municípios de Jaboatão dos Guararapes, Afogados da Ingazeira, Bezerros, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Condado, Dormentes, Ibirajuba, Ipojuca, Itapissuma, São Vicente Ferrer e Serra Talhada.