Pedalada Ecológica recolhe mais de uma tonelada de lixo das margens do Rio Jaboatão

Uma tonelada de lixo foi recolhida às margens do Rio Jaboatão, em Barra de Jangada, pelos mais de 200 ciclistas que participaram da 1ª Pedalada Ecológica do Jaboatão dos Guararapes, na manhã deste domingo (2). O grupo também deu uma parada na orla para fazer o plantio de cajueiros, árvore nativa da região.

A largada da Pedalada Ecológica teve início às 8h30, com percurso total de 6 quilômetros, passando pela Avenida Bernardo Vieira de Melo até a foz do Rio Jaboatão. Na chegada do local, foi realiza coleta de resíduos sólidos, entre os quais: garrafas pet, metais, papéis e sacos plásticos, que chegam às margens do rio trazidos pela correnteza.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância do evento, que marca o início da Semana do Meio Ambiente no Jaboatão. “Todo o material recolhido será entregue ao Programa de Coleta Seletiva para ser feita a triagem e passar por reciclagem. Essa ação tem justamente o objetivo de conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiente”, destacou.

Ranilson Soares Wanderley mora em Barra de Jangada, é militar aposentado e disse que sempre participa de passeios ciclísticos. “Esse de hoje tem um significado especial porque é um dia de cuidar da natureza. Foi muito boa a iniciativa da Prefeitura do Jaboatão”, disse.

Já a dona de casa Marinalva América, que mora em Candeias, contou que foi a primeira vez que participou de um passeio ciclístico, mas disse que se sentiu estimulada por ser uma campanha em defesa do meio ambiente. “Espero que as pessoas cuidem mais da cidade e que joguem o lixo no lugar certo. Rio não é lugar de lixo”, alertou.

SUSTENTABILIDADE
Dando mais um passo em direção à sustentabilidade, a prefeitura realiza, na próxima quarta-feira (5), ações internas voltadas para aos servidores públicos alocados no Complexo Administrativo, localizado em Jardim Jordão. A partir das 8h, será organizada uma feira ecológica no estacionamento do local, quando os trabalhadores poderão trocar resíduos eletrônicos por mudas de plantas e hortaliças. No mesmo dia, a gestão municipal alcança mais um avanço para o Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão dos Guararapes – premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência na gestão do serviço público – e implanta uma coleta de papel A4 nas instalações do complexo. Das 14h às 17h, uma campanha de sensibilização educativa irá propor a conscientização das equipes responsáveis pela limpeza do local.

CONSCIENTIZAÇÃO
No dia 6 de junho, acontece um Encontro Escolar de Educação Ambiental, na Escola Municipal Padre Aurino, das 14h às 16h, com rodas de diálogo e outras atividades. Já no dia 7, no mesmo horário, a campanha será realizada na Escola Municipal Alberto Santos Dumont, no bairro de Sucupira.