Prefeitura do Jaboatão autoriza construção de 27 imóveis em Piedade e Candeias

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, assinou, nesta quarta-feira (25), decreto que libera a construção de 27 empreendimentos imobiliários na orla dos bairros de Piedade e Candeias. O ato, realizado no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, aconteceu durante o lançamento do projeto Jaboatão Invest, com a presença de empresários da construção civil e do ramo imobiliário. Congelados desde 2013, os projetos, após intervenção da atual gestão municipal, finalmente poderão sair do papel e ajudar a aquecer o mercado de imóveis na cidade. A previsão é de um investimento acima de R$ 620 milhões e a expectativa do setor é de que sejam gerados 16 mil empregos diretos e indiretos.

A decisão de liberar a construção de imóveis foi garantida por meio de estudo elaborado pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) que, entre outros pontos, assegura a estabilidade da engorda da orla. Agora, os 27 projetos identificados no trecho entre a Rua São Sebastião, em Piedade, e a antiga Candelária, em Candeias, passam a receber o aval da prefeitura.

Além de assinar o decreto, o prefeito firmou convênio com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) para cooperação na desburocratização de licenciamentos e retiradas de documentos, agilização dos serviços, treinamento de mão de obra especializada e questões relativas à infraestrutura.

“Jaboatão dos Guararapes é hoje, sem sombra de dúvidas, o melhor polo logístico região, tanto por sua posição privilegiada em relação ao Porto de Suape, quanto pelas medidas que nossa gestão tem adotado no sentido de desburocratizar a vida de quem pode gerar emprego e renda no município. Ao lançarmos o Jaboatão Invest, acreditamos na capacidade da nossa cidade de atrair investimentos. Esses empreendimentos estavam congelados há cinco anos, deixando de injetar no município um montante de mais de R$ 620 milhões. Sabemos do atual momento de crise, mas são atitudes como essa que mostram que, com muito trabalho e seriedade, é possível driblar as adversidades e focar no desenvolvimento”, afirmou Anderson.

Presidente do Sinduscon-PE, José Antonio de Lucas Simon elogiou o perfil motivacional do prefeito e reafirmou a credibilidade que a atual gestão municipal tem adquirido perante o setor da construção civil. “Sentimos segurança não apenas na fala do prefeito Anderson Ferreira, mas, principalmente, em suas ações, o que nos leva a apostar em sua gestão. A decisão de desburocratizar a máquina pública evidencia o perfil de gestor do prefeito e nos deixa claro que o objetivo comum de toda sua equipe é criar soluções que possam melhorar a economia do município”, disse.

A iniciativa também foi destacada pelo presidente da Ademi-PE, Carlos Tinoco, principalmente, em relação à desburocratização para o licenciamento das obras. Em sua opinião, “é importante que haja agilidade na tramitação dos processos, até mesmo para que as empresas possam antecipar os trabalhos”.

ORLA

Além de criar ferramentas para atrair novos empreendimentos, o prefeito Anderson Ferreira anunciou o investimento na reformulação da orla. Até janeiro, serão instalados chuveirões, banheiros com ar-condicionado, equipamentos de ginástica em aço inox, o calçadão será requalificado e a praia ganhará um novo ordenamento para oferecer mais lazer aos moradores e banhistas.